Educação Ambiental para Crianças – Um Aprendizado para a Vida!
Estudar o meio ambiente, conhecê-lo, saber respeitá-lo e preservá-lo é de fundamental importância para todos nós que nele vivemos. E por isso, a educação ambiental é necessária para todas as pessoas.
Na educação infantil, quanto mais cedo esse tema for trabalhado, maiores as chances das crianças entenderem que precisamos de todos os recursos da natureza disponíveis para nossa sobrevivência, facilitando assim o despertar de uma consciência de preservação e de uma vida sustentável, que poderá se firmar e se fortalecer ainda mais conforme a criança cresce, tornando-a até mesmo um agente multiplicador dessa ideia.
De acordo com os eixos de trabalho das Diretrizes Curriculares Nacionais e da nova Base Nacional Comum Curricular – BNCC, a criança deverá interagir e brincar, observando e explorando o meio ambiente com curiosidade, percebendo-se como ser integrante, transformador, dependente, e, acima de tudo, que tem atitudes de conhecimento, criação, modificação e preservação.
Comemorado no dia 05 de junho, o dia Mundial do Meio Ambiente é uma excelente oportunidade para utilizarmos a natureza como ferramenta pedagógica, e através de atividades lúdicas e divertidas desenvolvermos a consciência de nossas crianças para a valorização e preservação do meio ambiente.
A seguir, daremos algumas ideias de trabalhos que abordam essa temática de maneira muito eficiente e que as crianças adoram!
Preservação da natureza
Leve as crianças para passearem pela escola, pelo pátio, jardim e peça para que elas observem tudo no ambiente. Se possível, leve-as (com autorização prévia da coordenação e dos pais) para um passeio na rua da escola. Oriente esse momento de exploração do ambiente e vá dialogando com as crianças (Como é esse lugar? Tem árvores? É quente? É fresquinho? Está limpo ou sujo? Tem lixo? É poluído?)
Ao final a exploração, voltem para sala e faça uma roda de conversa com as crianças sobre as impressões e as observações dessa interação com ambiente que vivem. Direcione essa conversa para que elas percebam o porquê é importante cuidarmos do ambiente que vivemos.
Quando as crianças tiverem percebido essa importância, comece a explicar que cada um de nós é responsável por deixar nosso meio ambiente melhor e cada um pode fazer a sua parte através de atitudes simples e muito eficazes. Nesse momento, tente que as crianças vão dizendo as atitudes e você também vá dizendo algumas como não jogar lixo na rua, economizar água, não poluir rios, mares e ar, reaproveitar coisas, respeitar todas as formas de vida (animal, mineral e vegetal), plantar arvores, etc..
Ao final, entregue uma folha para as crianças e estimule para que elas façam um desenho sobre como cuidar do meio ambiente.
Reciclagem:
Primeiramente, explique para criança o que é reciclagem e porque ela é importante na preservação do meio ambiente. O aprendizado é sempre mais efetivo quando as crianças entendem a importância do que estão aprendendo.
A reciclagem além de cuidar da poluição, também ajuda a diminuir a quantidade de lixo jogada no meio ambiente. Lixo que muitas vezes demorariam muito tempo para se decompor.
Você pode explicar a reciclagem usando os quatro erres:
Reduzir – a quantidade de lixo;
Reutilizar – embalagens, sacos e sacolas, materiais em geral;
Reciclar – materiais como papel, plástico, etc...
Recuperar – materiais e voltar a utilizá-los.
Para ilustrar esses conceitos, você poderá juntamente com as crianças, construir brinquedos e objetos com sucatas, pois irá mostrar de maneira simples e divertida, que materiais que seriam descartados no lixo podem se tornar brinquedos divertidos e objetos interessantes. Exemplos: vaso com garrafa pet, porta copo com lata de milho ou ervilha, bolas de meia, etc...
Quando a criança entender que é possível reutilizar materiais usados para criar novos objetos, está na hora de explicar sobre a coleta seletiva de lixo. Afinal, o lixo fica mais fácil de ser reutilizado quando é corretamente separado.
Explique que o lixo poderá ser separado em cinco grupos e cada grupo terá sua cor específica e o tipo de material que poderá ser jogado naquela cor. Dessa forma:
Azul – papel ou papelão.
Verde – vidros e cristal.
Vermelha – plástico.
Amarela – metal e aço.
Marrom – restos de comida, material orgânico.
Faça novamente um tour pela escola e verifique com as crianças se ela possui o sistema de coleta seletiva de lixo. Caso possua, identifique as lixeiras com as crianças. Faça o uso correto para as crianças treinarem. Caso a escola não possua, construa com as crianças com lixeiras provisórias para a sala de aula e explore para isso, materiais recicláveis.
Lembre-se que o tema é complexo e que você deverá estar bem preparado para conseguir simplificar todas essas informações, trazendo-as o mais próximo possível da linguagem e do dia a dia das crianças.
Você também pode fazer uso de livros infantis sobre o tema, contos, músicas e vídeos educativos no sentido de reforçar as informações e deixar o aprendizado mais eficiente e atrativo. Só não vale deixar de trabalhar esse tema. Afinal, aprender sobre consciência ambiental é um aprendizado para a vida!
Comentários