+

10

Jan 2020

Cantiga Popular – Borboletinha

By: vaniaegs | Tags: | Comments: 0

As músicas e cantigas populares podem ser usadas como instrumento pedagógico no ensino das crianças em idade de Educação Infantil, pois consegue aliar de forma lúdica o nosso racional e nosso emocional, facilitando o desenvolvimento cognitivo.

Além disso, a música também contribui para a socialização, a coordenação motora, memória, concentração, raciocínio e diversas outras habilidades indispensáveis na formação da criança. Nesse sentido, cabe ao(a) professor(a) conseguir planejar um trabalho utilizando a música como ferramenta para alcançar os objetivos específicos de conteúdos como: integração, higiene, literatura, fauna e flora, cultura popular etc, adequando a música ao tema escolhido para o trabalho com a criança.

Neste post, nós do Turminha escolhemos a cantiga popular: “Borboletinha”. Essa cantiga permite o trabalho de inúmeros conteúdos e habilidades como: animais e insetos da fauna brasileira, conhecimento sobre a borboleta, expressão artística, desenvolvimento da imaginação, memória, atenção e pensamento crítico, entre outros.

Além dessas habilidades, devemos considerar também o desenvolvimento da expressão corporal e artística, coordenação motora grossa e fina e até mesmo diferentes tipos de pinturas (ao colorir e decorar o desenho).

Segue na íntegra a letra da música para ser trabalhada com as crianças:

Borboletinha

Borboletinha,

Tá na cozinha,

Fazendo chocolate

Para a madrinha.

Poti Poti!

Perna de Pau!

Olho de vidro!

E nariz de Pica-Pau

Pau Pau!!

(Repete 4 vezes)

(Origem Popular)

Deixaremos também aqui, o vídeo da música Borboletinha, caso queira mostrá-lo para as crianças.

Quando as crianças já estiverem familiarizadas com essa música, você poderá fazer uma dinâmica propondo para as crianças criarem a sua versão alternativa para a música. Assim:

Coloque as crianças em roda, sentadas no chão e cante a música da borboletinha – “Borboletinha/ Tá na cozinha/ Fazendo chocolate/ Para a madrinha/ Poti poti/ Perna de Pau/ Olho de vidro/ E nariz de pica pau/ Pau pau.” Depois explique que cada criança deverá cantar a música escolhendo uma comida para colocar no lugar de chocolate e escolhendo um nome para colocar no lugar de madrinha. Comece você a brincadeira para mostrar como se faz. Por exemplo: “Borboletinha/ Tá na cozinha/ Fazendo omelete / Para a Aninha/ Poti poti/ Perna de Pau/ Olho de vidro/ E nariz de pica pau/ Pau pau.”

Faça isso com todas as crianças e certifique-se que todas as crianças criem sua versão para a música. Vá ajudando as crianças se necessário.

Você pode terminar a dinâmica pedindo para as crianças desenharem cada uma a sua borboleta!!

Comentários

Login ou registre-se para postar comentários
X