+


Coordenação Motora - Zig Zag

Esta atividade com linhas em zig zag tracejadas tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora fina e habilidades manuais das crianças do maternal. Esta atividade lúdica também é interessante para trabalhar o reconhecimento de diferentes movimentos gestuais e explorar a manipulação de materiais como giz de cera e lápis de ponta grossa em geral. Além disso, esta atividade educativa prepara as crianças para a escrita, proporcionando um processo de ensino e aprendizagem mais criativo e divertido.

Coordenação Motora - Zig Zag - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Trace linhas em zig zag com o giz na lousa. Reproduza com as crianças os movimentos de traçado das linhas em zig zag com o dedo no ar, sobre a mesa, sobre cartelas de lixa fina, na areia etc.
  • Apresente a atividade proposta na ficha às crianças. Diga que a abelha, a borboleta e a joaninha precisam chegar até as flores. Primeiramente peça que passem o dedinho sobre as linhas em zig zag na ficha. Em seguida, disponibilize giz de cera ou outro lápis de ponta grossa e oriente-as a cobrir as linhas em zig zag tracejadas. Você pode também disponibilizar papel para desenho e pedir que as crianças desenhem outras linhas em zig zag como as da ficha.
  • Em um espaço externo ou no chão na sala de aula, faça desenhos de linhas em zig zag e peça que as crianças andem sobre as linhas fazendo diferentes movimentos, por exemplo na ponta dos pés, batendo palmas, com as mãos para cima, de braços abertos, com as mãos na cabeça etc.
  • Ainda, para enriquecer o trabalho com as crianças, leve para a aula livros, revistas ou outras imagens com desenhos de insetos como borboletas, abelhas, joaninhas, formigas, besouros etc. Organize uma roda de conversa sobre os insetos e comente com as crianças sobre aqueles mais comuns em nosso meio ambiente e sobre suas características como tamanho, o que comem, som que emitem etc. Incentive as crianças a relatarem suas experiências e conhecimentos sobre os insetos, perguntando: "quem tem jardim em casa?", "quais insetos vocês já viram lá?" etc.
  • Peça às crianças que façam movimentos ou sons imitando estes insetos, como bater os braços imitando uma borboleta, fazer zumbidos imitando um besouro etc.
  • Cante com as crianças músicas como "Borboletinha", "A pulga e o percevejo" etc. Trabalhe também com obras da literatura infantil, como "A Lagarta e a Borboleta", "A Cigarra e a Formiga" etc.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI01TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.
EI02EO04 O eu, o outro e o nós Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
EI02CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
EI02TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
EI02EF09 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.

Comentários

X