Desenhando o rosto
Recomendado para: Creche (0 a 3 anos) | Eixos:
Artes - Desenho e Pintura - Ciências - Corpo Humano -
Com esta atividade educativa as crianças poderão familiarizar-se com elementos do seu próprio corpo, como o rosto, e do corpo do outro com os quais convive. No quadro indicado na ficha, as crianças podem desenhar o seu próprio rosto e também pintá-lo. É uma atividade indicada para alunos da creche que tem como objetivo a exploração e manipulação de diferentes materiais, como lápis de cor, giz de cera e também massa de modelar, através de brincadeiras e da interação com os outros.
Sugestões de Trabalho
- Peça às crianças que tragam para a escola uma foto de si mesmas. Mostre as fotos para a turma e peça que identifique e diga o nome do coleguinha.
- Organize as crianças em roda e peça que as meninas levantem as mãos. Conte quantas meninas há na turma, representando a quantidade de meninas através de desenhos na lousa. Repita com os meninos. Peça às crianças que observem os desenhos na lousa e pergunte se há mais meninas ou meninos.
- Separe a turma em dois grupos, um de meninas e o outro de meninos. Peça que só as meninas ou só os meninos façam algum movimento, como bater palmas, levantar os pés, pular etc. Repita os movimentos junto com eles.
- Faça dois rostos na lousa, um de menina e um de menino, e peça que observem a ilustração.
- Apresente aos alunos a atividade proposta na ficha: "Você é menino ou menina? Desenhe o seu rosto no quadro." Oriente as crianças a desenhar o próprio rosto no quadro indicado na atividade, depois peça que pinte o desenho e mostre como ficou. Nesse momento, você deve questionar as crianças sobre o que deverá ser representado, por exemplo: "o que tem no rosto?", "não esqueçam de desenhar o cabelo!".
- Distribua para cada criança massinha de modelar, ou prepare a receita da massinha junto com elas, e peça que criem o seu próprio rosto. Você também pode orientá-las a criar outros objetos.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI01EO05 | O eu, o outro e o nós | Reconhecer seu corpo e expressar suas sensações em momentos de alimentação, higiene, brincadeira e descanso. |
EI01EO06 | O eu, o outro e o nós | Interagir com outras crianças da mesma faixa etária e adultos, adaptando-se ao convívio social. |
EI01CG02 | Corpo, Gestos e Movimentos | Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes. |
EI01EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Reconhecer quando é chamado por seu nome e reconhecer os nomes de pessoas com quem convive. |
EI01EF06 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão. |
EI02EO02 | O eu, o outro e o nós | Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios. |
EI02EO05 | O eu, o outro e o nós | Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças. |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros. |
Movimento | Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Natureza e Sociedade | Conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas. |
Matemática | Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária. |