Coordenação Motora - Curvas
Recomendado para: Creche (0 a 3 anos) | Eixos:
Escrita - Coordenação Motora -
Esta atividade educativa tem como objetivo desenvolver a coordenação motora fina e a coordenação viso-motora, e é destinada aos alunos de educação infantil - creche. Com esta atividade as crianças podem aperfeiçoar os gestos relacionados ao traçado no desenho e a escrita, cobrindo os pontos que formam as curvas como proposto na ficha. Esta atividade promove também a exploração e manipulação de lápis grosso, como o giz de cera, além da exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais.
Sugestões de Trabalho
- Reproduza com as crianças os movimentos que representam os quiques da bola utilizando o dedo no ar, o giz na lousa ou sobre a mesa. Em seguida, solicite que as crianças passem o dedo por cima de cada curva na ficha.
- Disponibilize giz de cera ou outro tipo de lápis de ponta grossa para as crianças e oriente-as a cobrir as curvas tracejadas na ficha da esquerda para a direita, conforme proposto na atividade.
- Em uma área externa, utilizando uma bola mostre para as crianças os movimentos dos quiques.
- Proponha o exercício do desenho cego. Organize uma roda com as crianças e disponibilize papel para desenho. Peça que elas fechem os olhos e tentem desenhar os quiques da bola. No final, converse com os alunos sobre a atividade e peça que contem como foi a experiência de desenhar sem olhar o papel.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI02EO02 | O eu, o outro e o nós | Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios. |
EI02EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender. |
EI02CG03 | Corpo, Gestos e Movimentos | Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações. |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02EF09 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |