+


Jardim das Flores – Pintura

A atividade pedagógica “Jardim das Flores – Pintura” traz a proposta de, através de uma parlenda popular, estimular nas crianças o desenvolvimento da expressão oral e artística. Ao recitar a parlenda e pintar o desenho, a criança está trabalhando o desenvolvimento de habilidades como criatividade, oratória, coordenação motora entre outras. Além disso, ao trabalhar com essa atividade, poderá ser abordado o tema natureza e a sua importância para nossa vida. É uma atividade simples, divertida e muito eficiente para o desenvolvimento das crianças na educação infantil.

Jardim das Flores – Pintura - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Introduza o conceito de parlenda para as crianças. Pergunte para a crianças se elas sabem o que é uma parlenda. Explique que as parlendas são combinações de palavras, versos e rimas com temas infantis e que geralmente são recitados com ritmos para facilitar a memorização e a fixação do conteúdo proposto, e fazem parte do folclore brasileiro. Dê exemplos de parlendas para as crianças entenderem melhor. Ex: “Bambalalão, senhor capitão, espada na cinta, ginete na mão”; “Meio-dia, macaco assobia, comida no fogo, barriga vazia!” ...entre outras.
  • Feito isso, mostre para as crianças a parlenda “Jardim das Flores”: “Entrei no jardim de flores, não sei qual escolherei, aquela que for a mais bela, com ela me abraçarei!” Ensine a parlenda para as crianças. Recite com ritmo e peça para que elas falem e repitam com você.
  • Para ilustrar a parlenda para as crianças, se possível, mostre para as crianças esse vídeo Parlenda – Jardim das Flores . Você pode propor recitar a parlenda com as crianças em forma de música e até improvisar alguns objetos para fazer um som!
  • Depois disso, converse com as crianças sobre o tema da parlenda: as flores, a natureza, a primavera! Explique que existem diferentes tipos de flores, como as rosas, as flores do campo, as margaridas e cada uma tem as suas cores e a sua beleza.... e todas são lindas! Nesse momento você pode mostrar algumas imagens de diferentes flores para as crianças. Explique para as crianças que as flores fazem parte da nossa natureza e que é muito importante para nossa vida, cuidar e preservar a natureza. Informe ainda que a estação do ano das flores é a primavera!
  • Entregue a atividade educativa proposta na folha. Recite a parlenda “Jardim da Flores” de maneira rítmica, com as crianças. Explique para as crianças que existem vários tipos de flores, com diferentes formatos e diferentes cores, e que todas são lindas! Fale um pouco também sobre a natureza e a importância de sua preservação para nossa vida. Informe ainda que a primavera é a estação do ano das flores. Feito isso, mostre para as crianças os desenhos das flores na ficha de atividade educativa e peça para a criança escolher a flor que mais gostou para pintá-la! Deixe-as livres para escolherem a sua flor favorita e estimule-as a abusarem na criatividade. Elas devem colorir com as cores que desejarem. Fique atento(a) e ajude as crianças que precisarem.
  • Entregue massinhas de modelar para as crianças e incentive cada uma a criar uma flor com massinha. Depois, peça para cada criança a apresentar sua criação e presentear o colega com ela.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03EO04 O eu, o outro e o nós Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
EI03EF01 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
EI03ET01 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
EI03ET03 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Artes Visuais Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc.
Artes Visuais Valorização de suas próprias produções, das de outras crianças e da produção de arte em geral.
Artes Visuais Observação e identificação de imagens diversas.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Linguagem oral e Escrita Participação em situações de leitura de diferentes gêneros feita pelos adultos, como contos, poemas, parlendas, trava-línguas etc.
Natureza e Sociedade Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos.
Natureza e Sociedade Observação da paisagem local (rios, vegetação, construções, florestas, campos, dunas, açudes, mar, montanhas etc.).
Natureza e Sociedade Conhecimento de algumas espécies da fauna e da flora brasileira e mundial.

Comentários

X