O Número “6” – Caligrafia
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Escrita - Coordenação Motora - Números - Matemática - Contagem -
A matemática na Educação Infantil deve ensinar à criança: conhecer, reconhecer, ler e escrever os números, além de interpretá-los e mobilizá-los. Nesse sentido, a atividade “O Número “6” – Caligrafia”, exercita além da grafia e do reconhecimento do número “6”, o raciocínio lógico, a percepção visual e habilidade de coordenação motora fina. Refere-se a uma atividade de letramento matemático que instiga a curiosidade e o entusiasmo das crianças, ao mesmo tempo que reforça os conteúdos matemáticos.
Sugestões de Trabalho
- Ensine para as crianças sobre o número “6”. Faça um desenho de paisagem na lousa e peça para as crianças desenharem seis flores e seis estrelas no desenho. Depois conte com as crianças para conferir a quantidade representada pelo número “6”.
- Escreva na lousa o número “6” bem grande e ensine o movimento da grafia do número para as crianças. Mostre para as crianças a quantidade representada pelo número 6 e fale sobre a importância de escrever corretamente (e com uma letra bem bonita) o número, seja para entender o próprio número que escreveu ou se fazer entender por outros, pois isso fará muita diferença quando chegar a hora de efetuar as continhas. Portanto, o capricho é sempre muito importante!
- Entregue para cada criança uma folha em branco e um giz de cera e oriente elas fazerem o número “6”. Vá passando de criança em criança para ajudá-las se necessário com o movimento correto do número e aproveite para parabenizar o trabalho delas. Depois que todas terminarem, peça para elas fazerem seis bolinhas ao lado do número ou em volta dele, para demonstrar a quantidade que o número “6” representa.
- Peça para as crianças escreverem o número “6”com o dedinho no ar. Dessa maneira, elas vão assimilando o movimento da grafia do número.
- Entregue para as crianças a atividade pedagógica “O Número 6 – Caligrafia” descrita na folha. Ensine para as crianças a escrita correta do número 6, mostrando o movimento correto da escrita do número para as crianças. Em seguida, peça para as crianças representarem a quantidade do número 6 levantando os dedos das mãos e pegando lápis de cor na quantidade solicitada. Mostre para as crianças o número 6 da folha. Oriente as crianças a contornarem com lápis todo número “6” que encontrarem na folha e depois fazerem mais número “6” até completarem a linha. Diga que é muito importante seguirem o movimento da escrita do número. Ajude-as se for necessário. Quando todas as crianças tiverem terminado essa parte da tarefa, proponha o desafio das caixas de ovos. Oriente-as a observarem as caixas de ovos abaixo e circularem a caixa que possui exatamente “6” ovos. Ajude-as com esse desafio, se necessário.
- Utilize a música “ Cantiga Popular - a Galinha do Vizinho” para ensinar os números para as crianças. É sempre muito eficiente e animado aprender matemática de maneira lúdica, assim as crianças vão cantando e aprendendo!
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI02ET08 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.). |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03EF09 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea. |
EI03ET07 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. |
Linguagem oral e Escrita | Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita. |
Linguagem oral e Escrita | Prática de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento, sobre o sistema de escrita em língua materna. |
Matemática | Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária. |
Matemática | Utilização de noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas. |
Matemática | Identificação de números nos diferentes contextos em que se encontram. |
Matemática | Comparação de escritas numéricas, identificando algumas regularidades. |