Muito Prazer!! Meu nome é ................
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Escrita - Coordenação Motora - Letras - Leitura - Alfabeto - Reconhecimento de Palavras -
A atividade educativa “Muito prazer!!! Meu nome é .......................”, tem como intuito ensinar para as crianças em idade de Educação Infantil a reconhecer e escrever o próprio nome, em letra de forma (bastão). Esse trabalho permite que a criança desenvolva o conceito de identidade, relembre as vogais e as consoantes e associe quais letras precisa juntar para escrever o seu nome. Além disso, essa atividade também possibilita o desenvolvimento da oralidade, da escrita e da coordenação motora fina da criança.
Sugestões de Trabalho
- Faça uma roda de conversa com as crianças. Fale para elas que você se chama (diga seu nome) e que você gosta muito do seu nome. Pergunte para cada criança o seu nome, deixe-as falarem livremente. Fale também sobre as variações dos nomes, explique que muitas vezes somos chamados de maneira carinhosa por um amigo ou familiar que ao invés de usar nosso nome todo, acaba abreviando ou inventando uma maneira singular e carinhosa. Por exemplo: José – Zé, Ana – Aninha, Isabela – Isa, Carolina – Carol, Guilherme – Gui e assim por diante.
- Escreva o nome de todas as crianças na lousa e vá falando em voz alta todos os nomes. Peça para as crianças repetirem com você. Depois disso, peça para a criança, dona do nome escrito, ir até a lousa e contornar com o dedo, as letras que formam seu nome. As demais crianças deverão fazer o mesmo procedimento sentadas no seu lugar, escrevendo o nome do colega no ar com os dedos.
- Faça uma brincadeira com as crianças. Em roda e sentadas, cada criança deverá falar um nome que comece com a letra “A”. O(a) educador(a) deverá iniciar a brincadeira para mostrar como se faz. Em seguida, a criança ao lado diz um nome que começa com a letra “A”, e assim por diante. O(a) educador(a) poderá ir escrevendo os nomes no quadro em formato de letra bastão (de forma). Quando todas as crianças tiverem falado e chegar novamente a vez do(a) educador(a), ele pode mudar para a letra “B” e assim por diante.
- Faça com as crianças o quebra-cabeça dos nomes. Entregue para cada criança um envelope com letras grandes (no formato bastão – letra de forma) recortadas. Certifique-se que as letras que contêm cada envelope possibilitarão a escrita do nome daquela criança (o envelope pode até ter letras a mais, mas deverá ter letras suficientes para escrever o nome da criança). Oriente as crianças a abrirem os envelopes e olharem as letras contidas ali. Depois peça para cada criança formar seu nome com as letras do envelope. Fique à disposição para ajudá-las se necessário.
- Distribua para as crianças a atividade educativa proposta na folha. Mostre que em volta da folha tem todas as letras do nosso alfabeto e peça para as crianças circularem as letras que são necessárias para escrever o seu nome. Feito isso, oriente as crianças a escreverem seu nome na linha do meio da folha. Explique para cada uma, qual a letra colocar primeiro, e depois qual letra vem e assim por diante até o nome dela estar formado. Ensine o movimento das letras para as crianças. Fique à disposição para ajudá-las se necessário. Quando terminarem, elas poderão decorar seu nome com desenho e cores se desejarem!
- Entregue uma folha em branco para cada criança, pincel e guache. Depois disso, oriente cada criança a escrever, usando pincel e guache, o nome dela na folha, letrinha por letrinha. Quando terminarem, cada criança deverá apresentar-se para a turma, falando seu nome e mostrando sua obra.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI02EF09 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos. |
EI03EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. |
EI03EF09 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Linguagem oral e Escrita | Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita. |
Linguagem oral e Escrita | Reconhecimento do próprio nome dentro do conjunto de nomes do grupo nas situações em que isso se fizer necessário. |
Linguagem oral e Escrita | Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita. |
Linguagem oral e Escrita | Escrita do próprio nome em situações em que isso é necessário. |