FELIZ PÁSCOA – ESCRITA E PINTURA
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Artes - Colagem - Desenho e Pintura - Datas Comemorativas - Páscoa - Escrita - Letras -
A proposta da atividade educativa “Feliz Páscoa – Escrita e Pintura” para crianças em idade de educação infantil é trabalhar com a criança o tema “Páscoa”. O principal objetivo é mostrar para as crianças que a Páscoa não é apenas um feriado legal onde ganhamos chocolate, mas sim, uma data comemorativa cheia de significado que nos leva a refletir sobre a renovação da vida, sobre o amor e a gratidão! Além desses conceitos, o trabalho com essa atividade também possibilita a confecção, por parte dos alunos, de um cartão de Feliz Páscoa que poderá ser entregue para a família, onde eles farão a pintura de um coelho e também o contorno das letras da frase “Feliz Páscoa”. Habilidades como expressão artística, letramento e coordenação motora também são estimuladas com essa atividade educativa.
Sugestões de Trabalho
- Faça uma roda de conversa com as crianças. Pergunte o que elas sabem sobre a Páscoa. Como cada família comemora a Páscoa e o que elas mais gostam da Páscoa. Ensine para as crianças que a Páscoa é um feriado cristão e sua palavra significa passagem e comemora a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida. Um dos símbolos da Páscoa é o coelho pois antigamente no Egito, o coelho simbolizava o nascimento e mais antigamente os povos diziam que o coelho era o símbolo da lua, e, como a Páscoa era celebrada no primeiro domingo após a lua cheia, o coelho acabou como símbolo da Páscoa. Também por se reproduzirem muito e em grande número, o que tem tudo a ver com a mensagem da Páscoa: nascer para uma nova vida! E quanto ao ovo de Páscoa, outro símbolo da Páscoa, este representa o início da vida. Por tudo isso dizemos que a Páscoa é um momento de reflexão, uma data comemorativa que celebra a vida, a renovação, o amor e a gratidão!
- Mostre algumas músicas da Páscoa para as crianças. Aproveite o momento e cante e dance com elas, criando coreografias das músicas de Páscoa. Em nosso blog você encontrará muitas "Músicas infantis para trabalhar as crianças na Páscoa."
- Entregue massinhas de modelar e peça para as crianças criarem uma escultura com o tema “Páscoa”. Dê ideias para as crianças e diga que elas poderão criar ovos de Páscoa, Coelhos ou outra coisa que as faça lembrar da Páscoa. Quando todas tiverem terminado, peça para cada criança apresentar seu trabalho e falar um pouco sobre ele.
- Entregue a atividade educativa para as crianças. Entregue para cada criança sua folha e leia o enunciado da atividade para elas. Fale que faremos um cartão de “Feliz Páscoa” para entregarmos para nossa família. Explique que elas deverão pintar a imagem do coelho e depois colar algodão nas orelhas dele. Em seguida, deverão usar lápis de cor ou giz de cera da cor de sua preferência e contornar as letrinhas que formam a frase “Feliz Páscoa”. Diga que elas deverão pintar e decorar o cartão com muito capricho! Depois de pronto, você pode fazer uma exposição na parede da sala e na hora de ir embora, cada criança pode pegar o seu cartão para entregar para sua família.
- Faça uma dinâmica com as crianças. No pátio, na sala de aula ou na quadra da escola, reúna as crianças e brinque com elas de “Coelhinho Sai da Toca”. Você poderá encontrar em nosso blog toda a orientação para a dinâmica "Coelhinho Sai da Toca." , o que tornará mais fácil sua aplicação com as crianças. Com certeza os pequenos irão adorar!!
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI01TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas. |
EI02EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender. |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. |
EI02EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões. |
EI02EF09 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. |
Artes Visuais | Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Linguagem oral e Escrita | Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita. |
Natureza e Sociedade | Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos. |
Natureza e Sociedade | Conhecimento de modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado. |
Natureza e Sociedade | Valorização do patrimônio cultural do seu grupo social e interesse por conhecer diferentes formas de expressão cultural. |