+


A Letra “G” Cursiva - Caligrafia

É na Educação Infantil que tem início o processo de alfabetização e letramento. Aprender as letras, seu som, sua grafia, seu desenho em várias formas e treinar sua escrita é de fundamental importância não só para a criança ter uma letra bonita por estética, mas principalmente porque isso contribuirá inclusive para o desenvolvimento da leitura e aprimorará a habilidade de comunicação da criança. A escrita é uma habilidade de comunicação de suma importância na vida em sociedade e por isso que é fundamental que a criança aprenda a escrever bem as letras. Essa atividade educativa da letra “G” cursiva – caligrafia, possibilita tudo isso e permite o desenvolvimento de habilidades de atenção, coordenação grafo-motora, sensório-viso-espacial, além das habilidades leitoras.

A Letra “G” Cursiva - Caligrafia - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Rever com as crianças sobre a letra “G” escrita em formato de letra bastão (ou letra de forma). Ensinar que existem outras maneiras de escrever a letra “G” e que hoje aprenderemos a letra “G” escrita no formato de letra cursiva, maiúscula e minúscula. Escreva na lousa com letra cursiva a letra “G” maiúscula e minúscula. Ensine bem o movimento da letra. Explique para as crianças os conceitos de letra maiúscula e letra minúscula e o movimento da letra.
  • Entregue uma folha em branco e com pincel e guache oriente as crianças a modelarem a letra “G” maiúscula em formato de letra cursiva. Depois oriente novamente as crianças, só que agora para criarem a letra “g” minúscula. Vá passando de criança em criança para ajudá-las se necessário e aproveite para elogiar o trabalho delas. Depois que todas terminarem, peça para que elas passem o dedinho contornando toda a letra “G” que fizeram. Dessa maneira, elas vão assimilando o movimento da letra.
  • Escreva na lousa bem grande a letra “G” no formato cursiva maiúscula. Pergunte para as crianças quem quer ir até a lousa para escrever a letra “G” cursiva maiúscula. Deixe participar todas que se prontificarem. Repita o procedimento com a letra “g” cursiva minúscula. Incentive as crianças a participarem sem medo de errar. Elogie a participação.
  • Faça uma dinâmica com as crianças. Pegue uma bola e disponha as crianças em círculo. Escolha uma criança para começar com a bola. Essa criança deverá falar uma sílaba que começa com a letra “g” e então jogar a bola para outra criança que precisará escolher uma sílaba que completará a primeira e formará uma palavra. Exemplos: Go-la, Ga-to, Gi-ra-fa, Gru-ta, Gar-fo, etc. A professora pode ir escrevendo na lousa as palavras formadas, no formato de letra cursiva, sempre dando destaque para a letra “G”.
  • Distribua para as crianças a atividade proposta na folha. Faça o “O que é, o que é?” com as crianças. “O que é, o que é?” É grande na Grécia e pequeno no Uruguai? Espere pela resposta das crianças. Dê dicas se necessário. Explique a resposta para as crianças usando os conceitos de letra maiúscula e minúscula. Informe que na folha temos a letra “G” no formato de letra cursiva maiúscula e a letra “g” no formato de letra cursiva minúscula. E temos a letra “G” no formato de libras que é a língua de sinais. Pergunte se alguém sabe mostrar onde está a letra “G” em linguagem de sinais e peça para a criança apontar o dedo na folha. Ensine a letra “g” em libras para as crianças. Faça o movimento das mãos com as crianças. Feito isso, peça para as crianças contornarem o todos os pontilhados da letra “G” e em seguida, deverão completar as linhas, escrevendo as letras sozinhas. Ensine o movimento das letras para as crianças. Fique à disposição para ajudá-las se necessário.
  • Continue a construção de um “ Alfabeto de Parede” no formato de letra cursiva para decorar a sala de aula. Vocês podem ir construindo o alfabeto aos poucos conforme forem aprendendo as letras. Agora é a vez de confeccionarem a letra “G”.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03EF09 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.
EI03ET04 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
Linguagem oral e Escrita Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita.
Linguagem oral e Escrita Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.
Linguagem oral e Escrita Prática de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento, sobre o sistema de escrita em língua materna.

Comentários

X