Números de 1 a 10 - Movimento da Escrita
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Escrita - Números - Matemática - Contagem -
O trabalho com essa atividade educativa para crianças em idade de Educação Infantil, propõe a escrita correta dos números de 1 a 10 seguindo as setas que orientam o movimento da escrita dos números. A cantiga popular “A galinha do vizinho bota ovo amarelinho” deixa essa atividade lúdica e divertida e através dela as crianças poderão além de cantar, também aprender de sobre os números: sua representação gráfica, o numeral que representa, o movimento correto de sua escrita e o espaço da pauta.
Essa atividade educativa reforça a aprendizagem dos números e estimula a sua grafia chamando atenção para as setas que orientam o movimento correto da escrita. Desenvolve nas crianças habilidades manuais, cognitivas, de conhecimento matemático e artístico ao cantar com as crianças.
Sugestões de Trabalho
- Escreva os números na lousa: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 e explique para as crianças que hoje elas aprenderão sobre os números e a forma correta de escrita de cada um deles. Ensine que cada número tem um movimento correto que deve ser seguido para sua grafia. Explique esses movimentos para as crianças.
- Mostre esse vídeo para ilustrar sua explicação sobre os números "Números para as crianças – Aprenda a escrever os números" e depois de assistirem, converse com as crianças sobre o vídeo. Deixe-as falarem sobre os números e a movimento correto de sua escrita.
- Faça uma brincadeira com as crianças. Cada criança deverá pensar em um número. Na sua vez, ela deverá representar esse número através de uma mímica escrevendo o movimento de sua grafia com o dedinho no ar, e o restante da turma deverá adivinhar. Comece a brincadeira por você para as crianças entenderem como se brinca. Escolha por exemplo o número 4 e escreva o número quatro no ar com o dedo fazendo o correto movimento de sua escrita. Depois que as crianças adivinharem, escreva na lousa o número e passe a vez para uma criança.
- Distribua para as crianças a atividade educativa proposta na folha. Cante com elas a música da “Galinha do vizinho bota ovo amarelinho” e explique o enunciado da atividade para criança. Peça para cada criança observar as setinhas que mostram o movimento correto da escrita dos números. Depois, peça para as crianças contornarem com lápis de cor os números, fazendo os movimentos na ordem que as setinhas estão mostrando. Vá fazendo com as crianças um numeral por vez.
- Para deixar a aula mais lúdica e divertida, mostre para as crianças a letra da música "Cantiga Popular – A Galinha do Vizinho" e combine uma dança onde cada vez que o número é falado todos deverão representá-lo fazendo o movimento de sua escrita com o dedinho no ar. Você pode usar esse vídeo "Cantigas de roda – A Galinha do Vizinho" para alegrar a brincadeira.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03ET04 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes. |
EI03ET07 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Música | Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Linguagem oral e Escrita | Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita. |
Matemática | Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade. |
Matemática | Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais. |
Matemática | Identificação de números nos diferentes contextos em que se encontram. |
Matemática | Comparação de escritas numéricas, identificando algumas regularidades. |