Máscara de Carnaval - Pintura e Colagem
Recomendado para: Creche (0 a 3 anos) | Eixos:
Artes - Colagem - Desenho e Pintura - Música - Datas Comemorativas - Carnaval -
O Carnaval é uma das festas mais populares e animadas da cultura popular brasileira. Ela ocorre de diferentes formas pelo Brasil, mesclando influências dos povos indígenas, negro-africanos e portugueses que aqui habitaram. Nesse sentido, o objetivo dessa atividade educativa é ensinar para a criança da educação infantil um pouco sobre essa festa tão rica culturalmente, e ao mesmo tempo desenvolver habilidades como percepção visual, linguagem escrita, criatividade e expressão artística através da confecção de uma máscara. É uma atividade muito agradável e lúdica, e as crianças com certeza irão gostar!
Sugestões de Trabalho
- Comece a aula informando que aprenderemos um pouquinho sobre uma festa popular brasileira muito alegre e animada: o Carnaval. Pergunte para as crianças o que elas sabem sobre o Carnaval. Estimule que as crianças interajam entre si e com você, expressando-se livremente. Explique que o Carnaval é uma festa que ocorre em vários locais do mundo, de diferentes maneiras e diferentes formatos, e que aqui no Brasil, o Carnaval é uma festa muito animada onde as pessoas as vezes usam fantasias, dançam marchinhas e músicas típicas, brincam com confetes e serpentinas, desfilam com escolas de samba...enfim...dependendo da região do Brasil e sua cultura, as pessoas festejam o Carnaval de diferentes maneiras.
- Converse com as crianças sobre a importância do Carnaval e fale um pouquinho sobre como é essa festa aqui onde moramos. Para ilustrar sua explicação mostre esse vídeo para as crianças É Carnaval! Eu Amo aprender!. Fale sobre as marchinhas, as fantasias, as máscaras, os adereços, os desfiles e deixe as crianças se expressarem também!
- Converse com as crianças sobre as marchinhas de Carnaval. Coloque para as crianças assistirem e ouvirem Marchinhas de Carnaval Infantil, e após assistir o vídeo, faça um bailinho de Carnaval com as crianças. Coloque as músicas novamente para tocar e estimule a dança e a alegria das crianças. Se quiser ideias de marchinhas você pode obter em Marchinhas de Carnaval para cantar e dançar com as crianças.
- Passe para as crianças a atividade educativa proposta na folha. Diga que na folha tem a imagem de uma máscara de Carnaval que ainda precisa ser decorada. Converse um pouco sobre a festa do Carnaval no Brasil, seus adereços, suas músicas, as fantasias e as diferentes tradições pela região do país. Peça para as crianças pintarem suas máscaras da cor de sua preferência e depois usarem a criatividade para decorá-la: pode colar glitter, lantejoula, papel colorido, raspas de lápis.... enfim.... é só usar a imaginação e colocar a mão na massa! Peça para as crianças para fazerem sozinhas, mas fique a disposição para ajudá-las se necessário. Ao final, cada criança deverá apresentar sua obra de arte!
- Com antecedência, peça para as crianças trazerem fantasias para a escola. Ligue o som com as marchinhas, faça um bailinho de Carnaval com confete e serpentina e ao final, faça com as crianças um desfile de fantasias! Vai ser muito divertido. Mas antes disso, peça autorização para os pais e para a escola. Você pode combinar também com as crianças que ao final da festa, todos ajudarão a recolher os confetes e as serpentinas!
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI01TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas. |
EI02EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender. |
EI02CG01 | Corpo, Gestos e Movimentos | Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras. |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Percepção de estruturas rítmicas para expressar-se corporalmente por meio da dança, brincadeiras e de outros movimentos. |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Música | Escuta de obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas, da produção musical brasileira e de outros povos e países. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Exploração e aprofundamento das possibilidades oferecidas pelos diversos materiais, instrumentos e suportes necessários para o fazer artístico. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Natureza e Sociedade | Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras. |
Natureza e Sociedade | Valorização do patrimônio cultural do seu grupo social e interesse por conhecer diferentes formas de expressão cultural. |