+


A Letra “B” Cursiva - Caligrafia

Saber ler e escrever são habilidades desenvolvidas logo na infância. Escrever bem, facilita a comunicação e a aprendizagem da criança. Nesse sentido é fundamental que a criança aprenda e treine a grafia das letras. Esse treino possibilita o desenvolvimento neuro cognitivo da criança e estimula habilidades de atenção, coordenação motora fina, grafo-motora, sensório-motora, viso-espacial-motora, habilidades leitoras, além de permitir que a criança tenha uma letra bonita, o que facilita a comunicação. Nesta atividade educativa da letra “B” cursiva, poderá ser trabalhado jogos de adivinhação e charadas, e ao mesmo tempo, ser ensinado e treinado a letra “B” no formato cursiva, maiúscula e minúscula, de maneira lúdica e muito divertida!

A Letra “B” Cursiva - Caligrafia - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Ensine para as crianças a letra “B” no formato de letra cursiva. Escreva na lousa com letra cursiva a letra “B” no formato cursiva maiúscula e a letra “b” no formato cursiva minúscula e explique esses conceitos para as crianças. Explique quando usar a letra maiúscula (no começo da frase ou em nomes próprios) e quando usar a letra minúscula. Diga que é muito importante aprender e treinar as várias formas de grafia das letras pois além de deixar a letra mais bonita, também desenvolve várias habilidades motoras, sensoriais e neuro cognitivas fundamentais para o desenvolvimento de toda pessoa.
  • Oriente as crianças fazerem a letra “B” maiúscula no formato cursiva com o dedo no ar. Repita o procedimento com a letra “b” minúscula. Ensine para as crianças o movimento da letra. Faça junto com as crianças e depois peça para cada criança fazer sozinha. Uma por vez.
  • Entregue uma folha branca, sem linhas, para as crianças e peça para elas fazerem a letra “B” no formato de letra cursiva maiúscula e minúscula. Oriente o movimento da letra. Pegue na mão da criança para ajudá-la na grafia se necessário.
  • Faça uma charada com as crianças. Pergunte: “O que é, o que é? Sou a segunda do alfabeto, ao mesmo tempo que sou a quinta! Resposta: a letra b (pois ao mesmo tempo que o “b” é a segunda letra do alfabeto, na palavra alfabeto, a letra “b” é a quinta letra que aparece). Faça a charada e espere a resposta das crianças. Vá dando dicas se necessário. Depois de revelada a resposta. Desenhe a letra na lousa, no formato cursiva, e convide as crianças para desenharem também.
  • Entregue para as crianças a atividade educativa proposta na ficha. Faça o “O que é, o que é?” com as crianças. “O que é, o que é?” É pequeno na Colômbia e grande no Brasil? e espere pela resposta das crianças. Ensine que na folha temos a letra “B” no formato cursiva maiúscula e a letra “b” no formato cursiva minúscula, e temos também a letra “B” em libras que é a língua de sinais. Mostre a letra “B” em libras para as crianças. Ensine o movimento das mãos da letra “B” e faça com as crianças. Depois, peça para as crianças passarem o dedo sobre o pontilhado da letra “b” cursiva e, em seguida, deverão contornar o pontilhado com lápis ou giz de cera. Feito isso, as crianças deverão fazer as letras sozinhas, até completar a linha. Ensine o movimento das letras para as crianças. Ajude-as sempre que necessário.
  • Incentive a construção de um “ Alfabeto de Parede” no formato de letra cursiva para decorar a sala de aula. Agora é a hora de criarem a letra “B”.
  • Entregue uma folha sulfite branca e barbantes para as crianças e peça para cada criança fazer na folha, usando o barbante, a letra “b” no formato cursiva, maiúscula e minúscula. Ajude as crianças e depois de pronto, ajude-as a colarem o barbante, já no formato da letra, na folha.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03EO01 O eu, o outro e o nós Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03EF01 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
EI03EF09 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Linguagem oral e Escrita Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita.
Linguagem oral e Escrita Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.
Linguagem oral e Escrita Prática de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento, sobre o sistema de escrita em língua materna.

Comentários

X