A Letra “B” Cursiva - Caligrafia
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Escrita - Coordenação Motora - Letras - Leitura - Alfabeto -
Saber ler e escrever são habilidades desenvolvidas logo na infância. Escrever bem, facilita a comunicação e a aprendizagem da criança. Nesse sentido é fundamental que a criança aprenda e treine a grafia das letras. Esse treino possibilita o desenvolvimento neuro cognitivo da criança e estimula habilidades de atenção, coordenação motora fina, grafo-motora, sensório-motora, viso-espacial-motora, habilidades leitoras, além de permitir que a criança tenha uma letra bonita, o que facilita a comunicação. Nesta atividade educativa da letra “B” cursiva, poderá ser trabalhado jogos de adivinhação e charadas, e ao mesmo tempo, ser ensinado e treinado a letra “B” no formato cursiva, maiúscula e minúscula, de maneira lúdica e muito divertida!
Sugestões de Trabalho
- Ensine para as crianças a letra “B” no formato de letra cursiva. Escreva na lousa com letra cursiva a letra “B” no formato cursiva maiúscula e a letra “b” no formato cursiva minúscula e explique esses conceitos para as crianças. Explique quando usar a letra maiúscula (no começo da frase ou em nomes próprios) e quando usar a letra minúscula. Diga que é muito importante aprender e treinar as várias formas de grafia das letras pois além de deixar a letra mais bonita, também desenvolve várias habilidades motoras, sensoriais e neuro cognitivas fundamentais para o desenvolvimento de toda pessoa.
- Oriente as crianças fazerem a letra “B” maiúscula no formato cursiva com o dedo no ar. Repita o procedimento com a letra “b” minúscula. Ensine para as crianças o movimento da letra. Faça junto com as crianças e depois peça para cada criança fazer sozinha. Uma por vez.
- Entregue uma folha branca, sem linhas, para as crianças e peça para elas fazerem a letra “B” no formato de letra cursiva maiúscula e minúscula. Oriente o movimento da letra. Pegue na mão da criança para ajudá-la na grafia se necessário.
- Faça uma charada com as crianças. Pergunte: “O que é, o que é? Sou a segunda do alfabeto, ao mesmo tempo que sou a quinta! Resposta: a letra b (pois ao mesmo tempo que o “b” é a segunda letra do alfabeto, na palavra alfabeto, a letra “b” é a quinta letra que aparece). Faça a charada e espere a resposta das crianças. Vá dando dicas se necessário. Depois de revelada a resposta. Desenhe a letra na lousa, no formato cursiva, e convide as crianças para desenharem também.
- Entregue para as crianças a atividade educativa proposta na ficha. Faça o “O que é, o que é?” com as crianças. “O que é, o que é?” É pequeno na Colômbia e grande no Brasil? e espere pela resposta das crianças. Ensine que na folha temos a letra “B” no formato cursiva maiúscula e a letra “b” no formato cursiva minúscula, e temos também a letra “B” em libras que é a língua de sinais. Mostre a letra “B” em libras para as crianças. Ensine o movimento das mãos da letra “B” e faça com as crianças. Depois, peça para as crianças passarem o dedo sobre o pontilhado da letra “b” cursiva e, em seguida, deverão contornar o pontilhado com lápis ou giz de cera. Feito isso, as crianças deverão fazer as letras sozinhas, até completar a linha. Ensine o movimento das letras para as crianças. Ajude-as sempre que necessário.
- Incentive a construção de um “ Alfabeto de Parede” no formato de letra cursiva para decorar a sala de aula. Agora é a hora de criarem a letra “B”.
- Entregue uma folha sulfite branca e barbantes para as crianças e peça para cada criança fazer na folha, usando o barbante, a letra “b” no formato cursiva, maiúscula e minúscula. Ajude as crianças e depois de pronto, ajude-as a colarem o barbante, já no formato da letra, na folha.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03EO01 | O eu, o outro e o nós | Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. |
EI03EF09 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Linguagem oral e Escrita | Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita. |
Linguagem oral e Escrita | Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita. |
Linguagem oral e Escrita | Prática de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento, sobre o sistema de escrita em língua materna. |