+


A Letra “A” Cursiva - Caligrafia

A escrita é uma habilidade de comunicação fundamental em nossa cultura e é por isso que é tão importante que a criança aprenda a escrever bem as letras. O treino da escrita à mão possibilita para a criança muito mais do que apenas uma letra bonita, contribui também para o desenvolvimento neuro cognitivo da criança e estimula habilidades de atenção, coordenação motora fina, grafo-motora, sensório-motora, viso-espacial-motora, além das habilidades leitoras. Nesta atividade da letra “A” cursiva, a criança poderá treinar a letra “A” no formato cursiva, maiúscula e minúscula, de maneira lúdica e muito divertida!

A Letra “A” Cursiva - Caligrafia - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Mostre para as crianças a letra “A” no formato de letra cursiva. Escreva na lousa com letra cursiva a letra “A” no formato cursiva maiúscula e a letra “a” no formato cursiva minúscula e explique esses conceitos para as crianças. Explique quando usar a letra maiúscula (no começo da frase ou em nomes próprios) e quando usar a letra minúscula.
  • Peça para as crianças fazerem a letra “A” maiúscula no formato cursiva com o dedo no ar. Faça junto com as crianças e depois peça para cada criança fazer sozinha. Uma por vez. Repita o procedimento com a letra “a” minúscula. Ensine para as crianças o movimento da letra.
  • Leve as crianças até a lousa e peça para elas fazerem a letra “A” no formato de letra cursiva maiúscula e minúscula. Oriente o movimento da letra. Pegue na mão da criança para ajudá-la na grafia se necessário.
  • Faça uma dinâmica com as crianças. Em roda e sentadas, cada criança deverá falar uma palavra que comece com a letra “A”. O(a) educador(a) deverá começar a dinâmica para mostrar como se faz. Em seguida, a criança ao lado diz uma palavra que começa com a letra “A”, e assim por diante. O(a) educador(a) poderá ir escrevendo as palavras no quadro em formato de letra cursiva. O(a) educador(a) decide quando encerrar a dinâmica.
  • Entregue para as crianças a atividade pedagógica da folha. Faça o “O que é, o que é?” com as crianças e espere pela resposta das crianças. Explique que na folha temos a letra “A” no formato cursiva maiúscula e a letra “a” no formato cursiva minúsculo, e temos também a letra “A” no formato de libras que é a língua de sinais. Ensine a letra “a” em libras para as crianças. Depois, peça para as crianças contornarem o pontilhado da letra e em seguida, deverão completar as letras sozinhos. Ensine o movimento das letras para as crianças. Fique à disposição para ajudá-las se necessário.
  • Estimule a construção de um “ Alfabeto de Parede” no formato de letra cursiva para decorar a sala de aula. Agora é a vez de criarem a letra “A”.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03EF09 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
Linguagem oral e Escrita Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita.
Linguagem oral e Escrita Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.
Linguagem oral e Escrita Prática de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento, sobre o sistema de escrita em língua materna.

Comentários

X