Cantiga Popular: “Marinheiro Só” - Motricidade
Recomendado para: Creche (0 a 3 anos) | Eixos:
Artes - Desenho e Pintura - Música - Escrita - Coordenação Motora - Estudos Sociais - Meios de Transporte -
O principal intuito dessa atividade é desenvolver nas crianças através da música “Marinheiro Só” habilidades como criatividade, expressão corporal e artística e coordenação motora grossa e fina. Além disso, ao trabalhar essa atividade educativa, poderá ser abordado o tema de meios de transportes e a sua importância para nossa vida. É uma atividade simples, divertida e muito eficiente para o desenvolvimento das crianças na educação infantil, pois estimula a música e a dança como ferramentas pedagógicas.
Sugestões de Trabalho
- Apresente a música “Marinheiro Só” para as crianças. Ensine a letra para as crianças. Cante e dance com elas. Ensine para as crianças a letra e a melodia da música e repita quantas vezes forem necessárias até as crianças memorizarem. Você deverá cantar criando uma dancinha simples com gestos. Depois, convide as crianças para participarem com você, cantando e fazendo a coreografia. Faça devagar as primeiras vezes para permitir que as crianças observem e consigam reproduzir o movimento. Cantem e dancem algumas vezes. Faça isso de forma alegre e divertida!
- Para ilustrar a música para as crianças, você pode mostrar para as crianças esse vídeo Marinheiro Só – Quem te ensinou a nadar – Música Infantil. Se quiser conferir a letra completa da música poderá acessar Cantiga Popular - Marinheiro Só .
- Introduza a atividade educativa proposta na folha. Cante e dance a música “Marinheiro Só” com as crianças. Explique também para as crianças que o navio é um meio de transporte marítimo e ele irá navegar pelas ondinhas até chegar ao seu destino. Oriente as crianças para usarem o giz de cera e passarem sobre o caminho de ondas tracejadas. Deixe-as livres para escolherem a cor favorita do giz de cera. Fique atento(a) e ajude as crianças com o traçado.
- Faça uma roda de conversa com as crianças e fale, de maneira bem descomplicada e simples, sobre os meios de transporte. Explique que tudo o que nos leva de um lugar para outro pode ser considerado um meio de transporte. Diga que na música “Marinheiro Só”, o navio é um meio de transporte marítimo pois se locomove na água. Pergunte quem já andou de navio.
- Continue na roda de conversa e explique para as crianças que existem outros tipos de meios de transportes marítimos como barcos, canoas e submarinos, e aproveite para explicar que existem também meios de transportes aéreos (aviões, helicópteros etc.) e terrestres (carro, bicicleta, ônibus etc.). Cite outros exemplos de meios de transportes e depois pergunte também para as crianças alguns exemplos. Deixe-as falarem livremente e depois entregue para cada criança uma folha de papel em branco e peça para elas desenharem seu meio de transporte favorito.
- Entregue massinhas de modelar para as crianças e oriente cada uma a criar o seu navio com massinha de modelar. Depois, incentive cada criança a apresentar sua criação.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI01CG03 | Corpo, Gestos e Movimentos | Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais. |
EI01TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas. |
EI01TS03 | Traços, Sons, Cores e Formas | Explorar diferentes fontes sonoras e materiais para acompanhar brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias. |
EI01EF02 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Demonstrar interesse ao ouvir a leitura de poemas e a apresentação de músicas. |
EI01EF09 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Conhecer e manipular diferentes instrumentos e suportes de escrita. |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02TS03 | Traços, Sons, Cores e Formas | Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Percepção de estruturas rítmicas para expressar-se corporalmente por meio da dança, brincadeiras e de outros movimentos. |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Música | Escuta de obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas, da produção musical brasileira e de outros povos e países. |
Artes Visuais | Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. |
Natureza e Sociedade | Valorização do patrimônio cultural do seu grupo social e interesse por conhecer diferentes formas de expressão cultural. |