Tumbalacatumba – Trabalhando as horas
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Datas Comemorativas - Dia das Bruxas - Escrita - Coordenação Motora - Matemática - Aprendendo as Horas -
A atividade educativa “Tumbalacatumba – Trabalhando as horas” tem como principal intuito ensinar para as crianças através da música, a noção e a representação das horas. Trabalhar essa atividade com a criança possibilita que ela consiga aprender sobre horas, sua representação e sua importância, além de permitir também o trabalho com rimas, esqueleto humano, atividades do dia a dia e o tema Halloween ou Dia das Bruxas. É uma atividade multidisciplinar e muito divertida para ser trabalhada com as crianças. Elas aprenderão as horas cantando e brincando!!
Sugestões de Trabalho
- Introduzir para as crianças sobre o Halloween ou o Dia das Bruxas como é chamado aqui no Brasil. Pergunte se elas já ouviram falar sobre essa data comemorativa. Ouça pacientemente a resposta das crianças e então explique que o Halloween é uma data comemorativa que existe em vários países como no México que é chamado Dia dos Mortos e que no Brasil é chamado de Dia das Bruxas. É uma data que aborda o terror, o medo, a espiritualidade e em cada país tem um significado diferente. Mas que é muito importante sabermos pois é um momento onde podemos falar e pensar sobre nossos medos e receios. E que a caveira é um dos símbolos dessa data.
- Cante e dance com as crianças a música “ Tumbalacatumba – A Dança das Caveiras”. Ensine a letra para as crianças e crie uma coreografia simples para cada atividade da caveira em determinada hora. Divirtam-se cantando e dançando de acordo com o ritmo e a letra da música, pois dessa maneira, as crianças ainda desenvolvem habilidades de motricidade, equilíbrio, expressão corporal ao mesmo tempo que aprendem o conteúdo.
- Se quiser deixar a atividade ainda mais atrativa, mostre esse vídeo para as crianças “ Galinha Pintadinha 4 - Tumbalacatumba ”. Se houver interesse, assista mais de uma vez. Depois, converse com as crianças sobre o vídeo e chame a atenção das crianças para o conceito de horas. Converse sobre a importância das horas nas atividades do dia a dia.
- Entregue o trabalho da atividade educativa proposta na ficha. Leia e explique o enunciado em voz alta para a criança. Cante e dance a música com as crianças. Se quiser, pode falar um pouco sobre o tema “Halloween ou Dia das Bruxas”. Ensine o conceito de horas para as crianças e da importância das horas nas atividades do nosso dia a dia. Depois, explique que as crianças deverão ligar os pontos, ou seja, deverão fazer um traço ligando o relógio que está marcando uma determinada hora com a atividade que a música disse que a caveira estava fazendo naquela hora. Dê um exemplo e ligue o primeiro ponto para as crianças entenderem melhor. Deixe que as crianças façam sozinhas o restante. Oriente as crianças a prestarem muita atenção na hora que está marcando o relógio e pensar na atividade que a caveira estava fazendo naquela hora. Fique à disposição para ajudá-las com a atividade.
- Faça uma brincadeira com as crianças usando palitos e massinha de modelar. Diga para as crianças criarem cada uma sua caveira usando massinhas de modelar e palitos. Oriente as crianças a criarem caveiras de poses diferentes e divertidas. Depois que cada criança fizer sua caveira, deverá deixar sua obra no chão bem na sua frente. Organize as crianças em roda sendo que cada criança deverá ficar perto da sua escultura de caveira. Coloque a música “Tumbalacatumba” para tocar e peça para as crianças dançarem livremente ao som da música. Dance com elas. Pare (de repente) a música, e aponte uma criança, essa criança deverá mostrar sua escultura de caveira para a turma e todas as outras crianças deverão imitar a pose da escultura de caveira. Volte a música e recomece a atividade. Faça isso até escolher uma criança de cada vez, fique atento (a) para não esquecer de nenhuma criança!
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03CG03 | Corpo, Gestos e Movimentos | Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03ET01 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades. |
EI03ET04 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Música | Interpretação de músicas e canções diversas. |
Artes Visuais | Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. |
Natureza e Sociedade | Valorização do patrimônio cultural do seu grupo social e interesse por conhecer diferentes formas de expressão cultural. |
Matemática | Marcação do tempo por meio de calendários. |