+


Folclore - Sereia Iara e a vogal "I"

Nesta atividade educativa, através da data comemorativa Dia do Folclore, trabalharemos a lenda da Sereia Iara e mais especificamente a vogal "I", sem som e traçado. É uma atividade pensada para as crianças bem pequenas, que estão tendo seus primeiros contatos com a educação formal e as letrinhas do alfabeto. Além da vogal "I", essa atividade também possibilidade o trabalho do folclore brasileiro através de uma de suas lendas, a Sereia Iara, mãe das águas. É uma atividade lúdica, instrutiva e ainda valoriza a cultura popular.

Folclore - Sereia Iara e a vogal

Sugestões de Trabalho

  • Inicie a aula contando para as crianças sobre a personagem do folclore brasileiro, a Iara. Explique que a Iara é uma criatura metade peixe e metade mulher denominada sereia. Iara é belíssima e muito vaidosa. Vive no rio Amazonas e gosta muito da natureza e protege os animais. Tem o hábito de se banhar nos rios e cantar melodias irresistíveis que tem o poder de acalmar os animais e hipnotizar os homens.
  • Ilustre sua explicação sobre a lenda da sereia Iara com o vídeo Lenda da Iara Sereia – Turma do Folclore ". Após o vídeo, converse com as crianças sobre o que elas entenderam da lenda da Iara. Pergunte se elas já ouviram falar de alguma sereia. Diga que existe um personagem infantil também muito conhecido nos cinemas que é a Sereia Ariel – A pequena Sereia. Se for possível, faça uma sessão de cinema e assista o filme com as crianças.
  • Chame atenção dos alunos para letra "I" do início do nome Iara. Escreva a letra "I" na lousa e fale para as crianças que a letra "I" é uma vogal do nosso alfabeto. Pergunte para as crianças quais outras palavras começam com a vogal "I". Deixe as crianças falarem e vá anotando na lousa as palavras, sempre dando destaque a vogal "I". Vá pronunciando cada palavra dando ênfase a letra "I" para que as crianças percebam o som e vão associando com a letra.
  • Entregue para as crianças a atividade educativa proposta na folha. Leia e explique o enunciado para as crianças. Peça que elas passem o dedo sobre o traçado da letra "I" e depois, oriente-as a colorirem a letra "I" com giz de cera. Elas podem criar o colorido da maneira que quiserem, com um giz de cera de sua preferência ou até mesmo usando mais de uma cor para colorir a mesma letra. Após todas terminarem, incentive que cada criança mostre seu trabalho e fale um pouco sobre ele.
  • Você pode também pedir para as crianças decorarem a letra "I" colando bolinhas de papel amassado, cola colorida ou até mesmo colando aparas (rapas) de lápis de cor. Vai ficar incrível!

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI02CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
EI02EF03 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto- -leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).
EI02EF09 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Artes Visuais Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
Linguagem oral e Escrita Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita.
Natureza e Sociedade Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos.

Comentários

X