Colorindo a Natureza
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Artes - Desenho e Pintura - Ciências - Animais e Plantas - Datas Comemorativas - Dia do Meio Ambiente -
Preservar a natureza é valorizar a vida! Esta atividade educativa tem como objetivo trabalhar e explorar conceitos de preservação ambiental, além de desenvolver habilidades manuais, criatividade e expressão artística. As sugestões de trabalho apresentadas nessa atividade possibilitam conscientizar as crianças sobre a importância e a beleza do meio ambiente que vivemos, bem como a necessidade de sua preservação.
Sugestões de Trabalho
- Inicie o trabalho com um passeio com as crianças pelos arredores da escola (com devida ciência e autorização dos responsáveis da criança), ou em uma praça da cidade, bosque arborizado ou mesmo em uma fazenda ou sítio. Oriente as crianças a observarem o meio ambiente e vá orientando o olhar das crianças. Depois, converse sobre as impressões das crianças e vá explicando sobre a importância de preservarmos a natureza para a nossa sobrevivência.
- Converse com as crianças sobre o que elas conhecem sobre a natureza e o meio ambiente em que vivem. Converse com elas incentivando-as a comparar as cores, formas e texturas.
- Plante com as crianças. Pode ser no jardim da escola, ou em uma horta ou até mesmo em um vaso. Plantem árvores, flores, ervas, feijão, etc. Plante o que for possível! O importante é plantar e ir mostrando o processo para as crianças…como fazer, como cuidar, como regar...
- Apresente a atividade educativa proposta na ficha. Leia o enunciado para a criança. Estimule que ela pinte o desenho de forma bem bonita e alegre. Depois, faça uma relação do desenho bonito e colorido, com o cuidado que devemos ter no dia a dia com o nosso meio ambiente para preservá-lo também sempre bem bonito, vivo e colorido!
- Passe para os alunos o vídeo Amigo Planeta – A turma do balão mágico ", e converse sobre a letra da música. Se as crianças gostarem, pode passar mais de uma vez para assimilarem melhor.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. |
EI03ET03 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Artes Visuais | Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc. |
Artes Visuais | Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar etc. |
Natureza e Sociedade | Contato com pequenos animais e plantas. |
Natureza e Sociedade | Observação da paisagem local (rios, vegetação, construções, florestas, campos, dunas, açudes, mar, montanhas etc.). |
Natureza e Sociedade | Valorização de atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente. |