Dia dos Pais - Abraçando Papai
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Artes - Desenho e Pintura - Datas Comemorativas - Dia dos Pais -
Anualmente no Brasil, é comemorado o Dia dos Pais todo segundo domingo de agosto. É uma data comemorativa muito importante que possibilita trabalharmos com as crianças o conceito de família, identidade, pertencimento, além de fortalecer os laços de amor e respeito com os pais. Esta atividade educativa do Dia dos Pais visa despertar na criança todos os conceitos acima, ao mesmo tempo que desenvolve o raciocínio lógico, a motricidade fina e a habilidade de pintura das crianças.
Sugestões de Trabalho
- Antes de trabalhar esse tema, é muito importante uma pesquisa sobre a vida de cada criança. Saber a realidade de cada uma é fundamental para uma abordagem certeira e humana sobre o tema. Valorizar e respeitar a realidade de cada criança, conversando sobre a vida de cada uma e valorizando o sentimento de amor, carinho e respeito que nutrem pela figura paterna. Vale o pai biológico, o pai de coração, o avô que tem papel de pai, a mãe que é pai e mãe, etc....o importante é o sentimento paternal que a pessoa desperta.
- Fazer uma roda de conversa com as crianças e deixar que elas falem sobre seus pais. Faça perguntas como: Nome do seu pai? Idade? O que ele gosta de fazer? O que ele não gosta de fazer? O que ele gosta de comer e beber? O que você mais gosta que ele faz? O que você gosta de fazer junto com ele? Escreva na lousa o nome de todos os pais e deixe esse mural exposto durante toda a roda de conversa.
- Apresente essa música para as crianças: " Meu Paizão”, assista várias vezes com elas se elas tiverem interesse. Converse com elas sobre o que é falado na música que é parecido com os pais delas. Pergunte: O que a menina canta na música que você também gostaria de falar para seu pai?
- Entregue a atividade educativa proposta na folha. Leia e explique o enunciado em voz alta para a criança. Estimule que ela descubra o caminho no labirinto que levará Nina a encontrar seu pai e lhe dar um carinhoso abraço. Sugira que primeiro a criança encontre o caminho passando o dedinho. Depois que encontrar, peça que a criança escolha um giz de cera de sua cor favorita para traçar o caminho dentro do labirinto. Depois, anime a criança para pintar o desenho.
- Faça esculturas de massinha de modelar. Diga para as crianças que o tema da nossa escultura de massinha será PAPAI e deixe a criança fazer uma escultura de seu pai ou de alguma coisa que a faça lembrar dele. Ao final, peça para cada criança apresentar sua obra explicando sobre ela.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03EO06 | O eu, o outro e o nós | Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03ET06 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Relatar fatos importantes sobre seu nascimento e desenvolvimento, a história dos seus familiares e da sua comunidade. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Natureza e Sociedade | Identificação de alguns papéis sociais existentes em seus grupos de convívio, dentro e fora da instituição. |
Natureza e Sociedade | Estabelecimento de algumas relações entre diferentes espécies de seres vivos, suas características e suas necessidades vitais. |