Sentimentos e Cores
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Artes - Desenho e Pintura - Música - Ciências - Corpo Humano - Escrita - Coordenação Motora - Estudos Sociais - Habilidades Sociais -
Através dessa atividade educativa a criança aprenderá a identificar, discriminar e nomear algumas cores e reconhecer e nomear diferentes sentimentos. Além disso, essa atividade também permite o desenvolvimento da linguagem oral e da coordenação motora fina e grossa. Por ser uma atividade fácil e muito instrutiva, pais e professores(as) podem utilizá-la com a criança.
Sugestões de Trabalho
- Inicie o trabalho perguntando para as crianças se elas sabem o que é o sentimento. Converse com elas sobre isso de maneira bem simples e pergunte para cada uma delas como está se sentindo hoje. Pergunte o que as deixam felizes, o que as deixam tristes e o que as deixam bravas. Estimule as crianças a falarem sobre suas emoções.
- Entregue a ficha de atividade educativa para as crianças. Peça que elas observem as imagens e identifiquem os sentimentos expressados ali. Depois, pergunte novamente especificamente sobre a imagem 1, se ela está feliz, brava ou triste. Faça isso com as demais imagens. Deixe que as crianças falem à vontade.
- Leia e explique o enunciado da atividade para as crianças. Oriente as crianças a pegarem giz de cera nas cores determinadas na legenda. Vá imagem por imagem, perguntando para a criança qual o sentimento retratado na imagem e falando a cor correspondente a esse sentimento para elas pintarem. Faça isso com as quatro imagens. Confira se a criança está fazendo a relação correta na hora de pintar e oriente-a se necessário.
- Para ilustrar o tema, você pode mostrar essa música para as crianças: Emoções".
- No pátio, na quadra ou até mesmo na sala de aula com as carteiras afastadas para liberar espaço, você pode colocar essa música "Se você está contente" e brincar com as crianças, obedecendo os comandos da música com os gestos solicitados.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03EO01 | O eu, o outro e o nós | Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir. |
EI03EO03 | O eu, o outro e o nós | Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação. |
EI03EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos. |
EI03CG01 | Corpo, Gestos e Movimentos | Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música. |
EI03CG02 | Corpo, Gestos e Movimentos | Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral. |
Movimento | Percepção de estruturas rítmicas para expressar-se corporalmente por meio da dança, brincadeiras e de outros movimentos. |
Movimento | Percepção das sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade do próprio corpo. |
Movimento | Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais. |
Música | Interpretação de músicas e canções diversas. |
Música | Participação em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar etc. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Natureza e Sociedade | Estabelecimento de algumas relações entre diferentes espécies de seres vivos, suas características e suas necessidades vitais. |