Partes do Corpo - Traçado e Música
O objetivo dessa atividade educativa é ensinar para as crianças a identificarem as partes do corpo. Ela possibilita também através da música e de brincadeiras, que a criança interaja com os colegas e perceba as possibilidades e limites do seu corpo além de verificar as diferenças existentes nas características físicas das pessoas e respeitar essas diferenças.
Sugestões de Trabalho
- Comece a aula dizendo para as crianças que hoje elas aprenderão sobre as partes do corpo. Converse com elas sobre nosso corpo, que cada parte do nosso corpo tem um nome e estimule que as crianças falem o nome que sabem das partes do seu corpo.
- Apresente para as crianças a música Cabeça, ombro, joelho e pé. Mostre esse vídeo para elas: “Cabeça, Ombro, Joelho e Pé” . Assistam mais de uma vez.
- Ensine para as crianças a letra e a melodia da música Cabeça, ombro, joelho e pé. Repita quantas vezes forem necessárias até as crianças memorizarem. Você deverá cantar apontando para a parte do seu corpo toda vez que a parte for mencionada na música. Depois, convide as crianças para participarem com você, cantando e fazendo a coreografia. Façam devagar as primeiras vezes para permitir que as crianças reconheçam a parte do corpo mencionada ao mesmo tempo que observam seu movimento. Cantem e dancem algumas vezes Faça de uma forma alegre e divertida!
- Introduza a folha de atividade para as crianças. Leia novamente a música para elas e informe o comando, pedindo para que a criança circule com giz de cera ou lápis de cor apenas as partes do corpo que apareceram na música cantada e dançada por eles. Faça junto com eles as primeiras partes do corpo. Pergunte: boca aparece na música? Então devemos circular a boca? Deixe que as crianças tentem fazer algumas sozinhas.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO | CAMPOS DE EXPERIÊNCIA | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
---|---|---|
EI01EO02 | O eu, o outro e o nós | Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa. |
EI01CG01 | Corpo, Gestos e Movimentos | Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos. |
EI01CG04 | Corpo, Gestos e Movimentos | Participar do cuidado do seu corpo e da promoção do seu bem-estar. |
EI01TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas. |
EI01EF06 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão. |
EI02EO05 | O eu, o outro e o nós | Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças. |
EI02CG01 | Corpo, Gestos e Movimentos | Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras. |
EI02CG04 | Corpo, Gestos e Movimentos | Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo. |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões. |
Eixos de Trabalho
EIXO | DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
---|---|
Movimento | Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros. |
Movimento | Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral. |
Movimento | Percepção das sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade do próprio corpo. |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Música | Interpretação de músicas e canções diversas. |
Música | Participação em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos. |
Música | Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Cuidado com o próprio corpo e dos colegas no contato com os suportes e materiais de artes. |
Artes Visuais | Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Natureza e Sociedade | Conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas. |