+


Partes do Corpo - Traçado e Música

O objetivo dessa atividade educativa é ensinar para as crianças a identificarem as partes do corpo. Ela possibilita também através da música e de brincadeiras, que a criança interaja com os colegas e perceba as possibilidades e limites do seu corpo além de verificar as diferenças existentes nas características físicas das pessoas e respeitar essas diferenças.

Partes do Corpo - Traçado e Música - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Comece a aula dizendo para as crianças que hoje elas aprenderão sobre as partes do corpo. Converse com elas sobre nosso corpo, que cada parte do nosso corpo tem um nome e estimule que as crianças falem o nome que sabem das partes do seu corpo.
  • Apresente para as crianças a música Cabeça, ombro, joelho e pé. Mostre esse vídeo para elas: “Cabeça, Ombro, Joelho e Pé” . Assistam mais de uma vez.
  • Ensine para as crianças a letra e a melodia da música Cabeça, ombro, joelho e pé. Repita quantas vezes forem necessárias até as crianças memorizarem. Você deverá cantar apontando para a parte do seu corpo toda vez que a parte for mencionada na música. Depois, convide as crianças para participarem com você, cantando e fazendo a coreografia. Façam devagar as primeiras vezes para permitir que as crianças reconheçam a parte do corpo mencionada ao mesmo tempo que observam seu movimento. Cantem e dancem algumas vezes Faça de uma forma alegre e divertida!
  • Introduza a folha de atividade para as crianças. Leia novamente a música para elas e informe o comando, pedindo para que a criança circule com giz de cera ou lápis de cor apenas as partes do corpo que apareceram na música cantada e dançada por eles. Faça junto com eles as primeiras partes do corpo. Pergunte: boca aparece na música? Então devemos circular a boca? Deixe que as crianças tentem fazer algumas sozinhas.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI01EO02 O eu, o outro e o nós Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa.
EI01CG01 Corpo, Gestos e Movimentos Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos.
EI01CG04 Corpo, Gestos e Movimentos Participar do cuidado do seu corpo e da promoção do seu bem-estar.
EI01TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.
EI01EF06 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão.
EI02EO05 O eu, o outro e o nós Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças.
EI02CG01 Corpo, Gestos e Movimentos Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.
EI02CG04 Corpo, Gestos e Movimentos Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo.
EI02CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
EI02EF01 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros.
Movimento Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral.
Movimento Percepção das sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade do próprio corpo.
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Música Interpretação de músicas e canções diversas.
Música Participação em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.
Música Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Cuidado com o próprio corpo e dos colegas no contato com os suportes e materiais de artes.
Artes Visuais Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Natureza e Sociedade Conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas.

Comentários

X