Fábula: "O Cão e o Osso" - Desenho Livre
Essa atividade educativa sobre a fábula “O Cão e o Osso” é uma excelente oportunidade de despertar nas crianças o interesse e o gosto pela literatura, além de desenvolver habilidades como expressão oral, corporal, criatividade e motricidade. Pais e professores(as) podem utilizar essa atividade com a criança pois é lúdica e muito instrutiva.
Sugestões de Trabalho
- Disponha as crianças na sala de maneira bem confortável para a leitura da fábula. Fale um pouco sobre a fábula escolhida “O Cão e o Osso” e peça para as crianças ouvirem com muita atenção para depois podermos conversar sobre o que cada uma entendeu. Leia a fábula para as crianças caprichando na interpretação”. Você poderá encontrar a fábula na íntegra aqui: “Fábula - O Cão e o Osso” .
- Após a leitura, converse com as crianças sobre o que elas entenderam da história. Aos poucos, vá pedindo para as crianças recontarem cada parte da história. Pergunte: o que aconteceu primeiro? E depois? E porquê? E assim…vá reconstruindo a fábula com as crianças. Estimule a reflexão nas crianças sobre o ensinamento da fábula. Fale sobre sentimentos humanos como ganância, cobiça, querer sempre mais, não valorizar o que tem e etc.
- Introduza a atividade proposta para as crianças. Peça para as crianças desenharem e pintarem o que quiserem sobre a fábula “O Cão e o Osso”. Quando todas tiverem terminado, peça que cada criança mostre seu desenho e explique seu desenho para os colegas.
- Converse com as crianças sobre o animal Cachorro. Quem tem cachorro de estimação? O que o cachorro gosta de comer? Faça uma relação com o cão da história dizendo que na história o cão gostava de osso pois estava com um osso na boca, proponha uma brincadeira com as crianças, onde elas terão de dizer o que mais o cachorro poderia ter na boca que não fosse o osso. Ao final, distribua massinhas de modelar e estimule as crianças criarem formas de cachorro, ossos e outras comidinhas favoritas desse tão querido animal.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO | CAMPOS DE EXPERIÊNCIA | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
---|---|---|
EI03EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos. |
EI03CG01 | Corpo, Gestos e Movimentos | Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. |
EI03EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. |
EI03EF05 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Recontar histórias ouvidas para produção de reconto escrito, tendo o professor como escriba. |
Eixos de Trabalho
EIXO | DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
---|---|
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Movimento | Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc. |
Artes Visuais | Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar etc. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Linguagem oral e Escrita | Participação em situações de leitura de diferentes gêneros feita pelos adultos, como contos, poemas, parlendas, trava-línguas etc. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Linguagem oral e Escrita | Participação em situações que envolvem a necessidade de explicar e argumentar suas idéias e pontos de vista. |
Linguagem oral e Escrita | Reconto de histórias conhecidas com aproximação às características da história original no que se refere à descrição de personagens, cenários e objetos, com ou sem a ajuda do professor. |
Linguagem oral e Escrita | Participação nas situações em que os adultos lêem textos de diferentes gêneros, como contos, poemas, notícias de jornal, informativos, parlendas, trava-línguas etc. |
Natureza e Sociedade | Contato com pequenos animais e plantas. |
Natureza e Sociedade | Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras. |
Natureza e Sociedade | Estabelecimento de algumas relações entre diferentes espécies de seres vivos, suas características e suas necessidades vitais. |
Natureza e Sociedade | Conhecimento de algumas espécies da fauna e da flora brasileira e mundial. |