Curto e Comprido - Desenho e Pintura
Recomendado para: Creche (0 a 3 anos) | Eixos:
Artes - Desenho e Pintura - Ciências - Animais e Plantas - Datas Comemorativas - Dia do Meio Ambiente - Coordenação Motora - Matemática - Medidas -
Essa atividade ajuda desenvolver nas crianças a percepção visual e as noções de “Curto e Comprido”. Além disso, também possibilita o conhecimento das grandezas matemáticas – curto e comprido, e o desenvolvimento de habilidades de observação, criatividade e coordenação motora fina. Por ser uma atividade lúdica, responsáveis e educadores(as) podem trabalhá-la com as crianças.
Sugestões de Trabalho
- Mostre de maneira prática as noções de grandezas “Curto e Comprido” para as crianças. Entregue para cada criança 02 pedaços de barbantes de diferentes tamanhos peça para que elas estiquem os dois. Em seguida peça para elas identificarem o barbante que consideram o mais comprido. Depois, peça que alinhem um do lado do outro, o barbante mais curto e o mais comprido e identifiquem qual é qual.
- Na lousa, desenhe duas pipas, sendo uma com rabiola curta e outra com rabiola comprida. Com a ajuda das crianças, identifique a pipa com rabiola curta e a com rabiola comprida. Vá conversando com as crianças e ouvindo delas exemplos de curto e comprido. Faça comparações entre os cabelos mais curtos e mais compridos das crianças da sala.
- Proponha uma atividade prática na quadra ou pátio da escola. Proponha a brincadeira “História da Serpente”. O(a) educador(a) começa sendo a serpente que está à procura de um pedacinho do seu rabo, ele(a) começa a cantar a música: “Esta é a história da serpente, que desceu do morro, para procurar um pedacinho do seu rabo. Você também (tsi tsi), você também (tsi tsi), faz parte do meu rabão!”, e vai chamando as crianças, uma de cada vez, para formar uma fila atrás dele(a). A fila de crianças vai formando o rabo da serpente e a brincadeira só termina quando todas as crianças forem chamadas. Detalhe: As crianças conforme são chamadas, tem que passar por baixo das pernas de quem já está na fila para chegar até o seu lugar e compor o rabo. Ao final da brincadeira, converse com as crianças sobre o tamanho do rabo da serpente no início da brincadeira (curto) e depois ao final (comprido).
- Apresente para a criança a atividade educativa proposta na ficha. Retome os conceitos de curto e comprido. Peça para as crianças passarem o dedinho sobre os três caminhos. Converse com elas sobre qual caminho o dedinho demorou mais tempo passando. Leia para criança a atividade e peça para cada criança contornar com o giz de cera de sua cor preferida o caminho mais curto. Depois estimule a criança a colorir o seu desenho.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI01CG02 | Corpo, Gestos e Movimentos | Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes. |
EI01CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Utilizar os movimentos de preensão, encaixe e lançamento, ampliando suas possibilidades de manuseio de diferentes materiais e objetos. |
EI01TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas. |
EI02EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender. |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões. |
EI02EF05 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidos etc. |
EI02ET05 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.). |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Movimento | Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais. |
Música | Participação em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Natureza e Sociedade | Contato com pequenos animais e plantas. |
Natureza e Sociedade | Conhecimento de algumas espécies da fauna e da flora brasileira e mundial. |
Matemática | Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas. |
Matemática | Introdução às noções de medida de comprimento, peso, volume e tempo, pela utilização de unidades convencionais e não convencionais. |