O Avião e a Nuvem - Meios de Transportes - Colagem
Essa atividade educativa aborda o tema meios de transporte, mais precisamente os meios de transportes aéreos. É uma excelente oportunidade de despertar nas crianças o interesse e a curiosidade sobre o tema e assim desenvolver habilidades como expressão criativa e motricidade. Por ser uma atividade lúdica e muito divertida, pais e educadores(as) podem utilizá-la.
Sugestões de Trabalho
- Faça uma roda de conversa com as crianças e mostre sobre os meios de transportes aéreos. Pergunte se alguma criança já viu algum e comece a identificar quais são eles com as crianças. Falem do balão, do foguete, nave espacial, helicóptero, avião, entre outros. Leve brinquedos para as crianças visualizarem e manipularem na prática esses meios de transportes.
- Estimule as crianças a fazer mímicas e imitar os sons feitos pelos diferentes meios de transportes. Pergunte qual o barulho que faz o trem? E como ele anda? Vamos imitar um trem?? Faça o mesmo com o barquinho, o carro, a moto, o avião e aproveite todas as sugestões vindas das crianças. Explore com elas a oralidade e a expressão corporal.
- Trabalhe com a atividade proposta na folha. Ensine para as crianças que o avião é um meio de transporte aéreo e ele deverá voar pelos céus entre as nuvens. Explique para as crianças que o nosso trabalho é deixar o caminho do avião bem visível para que ele consiga voar sem problemas e depois colar algodão na nuvem para deixá-la bem fofinha! Com giz de cera ou lápis de cor, estimule as crianças a contornarem pelo caminho tracejado. Depois é só colar algodão na nuvem e está pronto!
- Confeccione um avião com as crianças usando prendedores de roupa e palitos de picolé, ou até mesmo, dobrando apenas um pedaço de papel. Oriente as crianças no passo a passo e faça junto com elas o avião de papel. Depois, vocês poderão fazer um campeonato de qual avião voa mais longe.
- Ouça com as crianças a música do compositor Toquinho, “O Avião”, e se possível, mostre a elas esse vídeo O Avião". Converse com as crianças sobre as informações que elas ouviram na música.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO | CAMPOS DE EXPERIÊNCIA | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
---|---|---|
EI01CG03 | Corpo, Gestos e Movimentos | Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais. |
EI01TS01 | Traços, Sons, Cores e Formas | Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente. |
EI01TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas. |
EI01ET03 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas. |
EI02EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender. |
EI02CG02 | Corpo, Gestos e Movimentos | Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas. |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. |
EI02TS03 | Traços, Sons, Cores e Formas | Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias. |
EI02EF05 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidos etc. |
Eixos de Trabalho
EIXO | DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
---|---|
Movimento | Utilização expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas e em suas brincadeiras. |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Movimento | Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais. |
Música | Exploração, expressão e produção do silêncio e de sons com a voz, o corpo, o entorno e materiais sonoros diversos. |
Música | Interpretação de músicas e canções diversas. |
Música | Escuta de obras musicais variadas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Linguagem oral e Escrita | Relato de experiências vividas e narração de fatos em seqüência temporal e causal. |
Natureza e Sociedade | Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos. |
Natureza e Sociedade | Conhecimento de modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado. |
Natureza e Sociedade | Participação em atividades que envolvam processos de confecção de objetos. |