As vogais
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Artes - Desenho e Pintura - Escrita - Letras -
O objetivo desta atividade educativa é auxiliar, através do lúdico, as crianças em idade pré-escolar durante seu processo de alfabetização e ensinar as vogais de uma maneira rápida, prática e também divertida. Com esta atividade, os alunos aprendem a pronunciar e reconhecer as vogais e, ainda, a identificar as cores. Pais e professores podem utilizar este material, em casa ou em sala de aula, e proporcionar às crianças um aprendizado mais agradável.
Sugestões de Trabalho
- Apresente para as crianças as vogais e pronuncie-as claramente. Realize com a turma os movimentos necessários para o traçado de cada vogal.
- Com a participação dos alunos, mencionem nomes de objetos, pessoas e lugares que comecem com cada uma das vogais. Você pode também escrever os nomes na lousa e pedir que as crianças reproduzam os nomes no papel (se já estiverem alfabetizadas) ou utilizando um alfabeto móvel.
- Apresente à turma a atividade educativa proposta na ficha. Oriente para a realização da atividade. Ajude as crianças a separarem lápis de cor ou giz de cera nas cores vermelho, verde, azul, amarelo e roxo. Em seguida, solicite que pintem as vogais nos balões de acordo com a legenda, ou seja: A de vermelho, E de verde, I de azul, O de amarelo e U de roxo.
- Você pode aproveitar a atividade e trabalhar outras temáticas como cores primárias e secundárias.
- Proponha aos alunos um jogo da memória. Confeccione cartas com as vogais e outras com figuras cujos nomes se iniciam com as vogais. O objetivo então será formar pares com uma carta de vogal e outra carta com uma figura cujo nome seja iniciado por essa vogal, por exemplo: vogal A com a figura de um anel, E com a figura de um elefante, I com a figura de uma ilha, O com a figura de uma orelha e U com a figura de uma uva. Neste jogo, você deve embaralhar as cartas e colocá-las sobre a mesa viradas para baixo. Peça para que uma criança de cada vez desvire duas cartas e tente memorizá-las, formando os pares sempre que possível.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. |
EI03EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. |
EI03ET01 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades. |
EI03ET05 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |