Colorindo desenhos com a vogal O
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Artes - Desenho e Pintura - Escrita - Letras -
Esta atividade educativa auxilia no reconhecimento das letras do alfabeto, em particular da vogal O, contribuindo assim para o processo de descoberta da leitura e escrita. Ainda, com este material as crianças em idade pré-escolar podem desenvolver, através do lúdico, suas habilidades de escrita, leitura, processamento visual, entre outras.
Sugestões de Trabalho
- Escreva a vogal O (em tamanho grande) na lousa em caixa alta. Converse com as crianças sobre as vogais, mostrando a letra nos seus uniformes, nomes e objetos em sala de aula.
- Explore os movimentos necessários para escrita da vogal O com o dedo no ar, sobre a carteira, na areia, em cartelas de lixa fina, etc. Apresente a vogal O feita em E.V.A., esponja, lixa fina ou outro material e peça para que as crianças tateiem a letra observando os movimentos necessários para contorná-la.
- Oriente a realização da atividade proposta na ficha. Peça aos alunos que observem os desenhos na ficha e nomeie-os. Em seguida, disponibilize lápis de cor ou giz de cera colorido e oriente-os a colorir apenas os desenhos cujos nomes começam com a vogal "O".
- Escreva na lousa algumas palavras cujos nomes começam com a vogal em estudo e, utilizando um alfabeto móvel, peça para que as crianças reproduzam as palavras.
- Trabalhe também com músicas e histórias sobre as vogais. Após a atividade, você pode sugerir que façam um desenho livre para ilustrar a música ou história trabalhada.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos. |
EI03CG03 | Corpo, Gestos e Movimentos | Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. |
EI03ET05 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |