Direita e esquerda - formas geométricas
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Matemática - Classificação - Formas -
Esta atividade educativa tem como objetivo auxiliar crianças em idade pré-escolar a desenvolver noções de direção (direita e esquerda) e localizar no espaço objetos e pessoas que se encontram ao seu redor. Além disso, através do lúdico, este material também auxilia no desenvolvimento da coordenação, atenção, percepção espacial, bem como da linguagem oral e escrita.
Sugestões de Trabalho
- Disponha as crianças em círculo e converse com elas sobre as noções de direção - direita e esquerda. Levante hipóteses como: "Se estivermos de frente para um amigo, a mão direita dele estará do mesmo lado que a nossa?", "Qual a mão que vocês costumam segurar a maioria dos objetos?", etc.
- Com as crianças em fila, peça que cada uma coloque, por exemplo, a mão esquerda no ombro esquerdo do colega da frente. Lembre-se que você deve ser o modelo, estando no início da fila. Esta brincadeira também pode ser realizada com as crianças em círculo. Neste caso você pode orientá-las, por exemplo, a colocar a mão direita no amigo que está a sua esquerda ou, ainda, o pé direito um passo á frente, etc.
- Proponha brincadeiras em que as crianças devem realizar alguma atividade utilizando apenas uma das mãos (direita ou esquerda). Por exemplo, solicite que penteiem o cabelo usando apenas a mão esquerda; depois usando apenas a mão direita. Utilizando blocos, peça que montem uma torre usando apenas a mão direita e, depois, usando apenas a esquerda. No final desta brincadeira, você pode questionar as crianças sobre qual lado elas possuem mais facilidade.
- Oriente as crianças para a realização da atividade educativa proposta na ficha. Leia os comandos em cada caixa e peça que pintem a forma geométrica de acordo com o comando (forma da direita ou esquerda).
- Você pode utilizar esta atividade também para explorar outras temáticas como cores, formas geométricas e suas propriedades, etc.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03EO03 | O eu, o outro e o nós | Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação. |
EI03CG02 | Corpo, Gestos e Movimentos | Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. |
EI03EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. |
EI03ET01 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades. |
EI03ET05 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Matemática | Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária. |
Matemática | Exploração e identificação de propriedades geométricas de objetos e figuras, como formas, tipos de contornos, bidimensionalidade, tridimensionalidade, faces planas, lados retos etc. |