Ligando os instrumentos musicais iguais
Esta atividade, além de exercitar a capacidade de observação, atenção e percepção das crianças em idade pré-escolar, também contribui para o desenvolvimento de diversas habilidades importantes na formação integral da criança. Além de explorar conceitos matemáticos como "igual" e "diferente", essa atividade lúdica permite trabalhar com outros temas como musicalização e conhecimento de instrumentos musicais.
Sugestões de Trabalho
- Inicie uma conversa com as crianças sobre os instrumentos musicais e seus sons. Levante questões como "Quais sons vocês conhecem?", "De onde vocês acham que vêm os sons?", "É possível produzir sons com nosso corpo?". Peça para as crianças produzirem alguns sons batendo palmas, batendo os pés no chão e imitando o som de animais.
- Explore com as crianças diversos sons, levando para a sala de aula alguns objetos sonoros como: apito, pandeiro, flauta e chocalho. Desenvolva atividades com os instrumentos, permitindo que os alunos conheçam e experimentem os instrumentos musicais.
- Realize a atividade educativa proposta na ficha. Peça aos alunos para que observem os instrumentos musicais e ajude-os a nomear os instrumentos. Em seguida, com lápis de ponta de grossa ou giz de cera oriente-os a ligar os instrumentos iguais.
- Proponha atividades e brincadeiras que explorem o conceito "igual" e "diferente". Por exemplo, inicie uma atividade apresentando dois tipos de árvores com frutos - uma macieira e uma laranjeira. Explique as diferenças de cores e outras características entre a maçã e a laranja. Desenhe duas árvores em E.V.A. e bolas vermelhas e laranjas representando, respectivamente, as maçãs e as laranjas. Trabalhe o conceito "igual" e "diferente" através da contagem de maçãs e laranjas em cada árvore (associando os símbolos matemáticos igual e diferente), explore a relação entre números e quantidades, etc. Como as peças são confeccionadas separadamente, você poderá utilizar a atividade de diversas maneiras.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO | CAMPOS DE EXPERIÊNCIA | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
---|---|---|
EI03EO02 | O eu, o outro e o nós | Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações. |
EI03CG03 | Corpo, Gestos e Movimentos | Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03TS01 | Traços, Sons, Cores e Formas | Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas. |
EI03TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. |
EI03TS03 | Traços, Sons, Cores e Formas | Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons. |
EI03EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. |
EI03ET01 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades. |
EI03ET05 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças. |
Eixos de Trabalho
EIXO | DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
---|---|
Música | Exploração, expressão e produção do silêncio e de sons com a voz, o corpo, o entorno e materiais sonoros diversos. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Matemática | Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas. |