Balões com bolinhas de papel crepom
Recomendado para: Creche (0 a 3 anos) | Eixos:
Artes - Colagem - Cores -
Esta atividade educativa de colagem com bolinhas de papel crepom auxilia no desenvolvimento de habilidades como a coordenação motora fina, concentração, criatividade e a percepção visual. Ainda, com este material lúdico as crianças da educação infantil podem explorar diferentes materiais, despertar o gosto pela arte e também trabalhar as cores. Esta atividade pode ser aplicada nas aulas de artes da educação infantil durante todo o processo de ensino e aprendizagem.
Sugestões de Trabalho
- Desenvolva com as crianças atividades com as mãos como: colagem com papel picado, colagem com areia, colagem de retalhos, pintura a dedo, pintura com rolinho de espuma e esponja, etc.
- Proponha também atividades para fazer massinha de modelar, areia colorida e atividades para manuseio de diferentes materiais como sagu, fubá, maisena, etc.
- Leve as crianças para um passeio e peça que coletem algumas folhas secas. Coloque essas folhas em saquinhos transparentes e peça para triturarem as folhas com as mãos, em seguida, proponha atividades de colagem com as folhas trituradas. Explore também outras atividades sensoriais usando lixas, tecidos como cetim, papel corrugado.
- Apresente para a turma a atividade proposta na ficha. Disponibilize papel crepom colorido para que as crianças façam bolinhas. Em seguida, oriente-as a colar as bolinhas coloridas nos balões. Esta atividade também pode ser realizada com diversos outros materiais como: grãos, areia colorida, cola colorida, bolinhas feitas com jornal, etc.
- Você pode pedir para as crianças criarem um desenho livremente e, então, preencherem o desenho utilizando algum material para colagem.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI02EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender. |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. |
EI02EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |