Conhecendo os instrumentos musicais
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Artes - Desenho e Pintura - Música -
Com esta atividade educativa as crianças da educação infantil podem aprender a reconhecer os instrumentos musicais, seus sons e ainda desenvolver a sensibilidade musical e auditiva. Pais e professores podem utilizar este material em casa ou em sala de aula e auxiliar as crianças no processo de ensino e aprendizagem musical, através da exploração, expressão e produção do silêncio e de sons com a voz, o corpo e diversos objetos sonoros.
Sugestões de Trabalho
- Converse com a turma sobre os instrumentos musicais e os sons que eles fazem. Se possível, desenvolva atividades com diferentes objetos sonoros como: violão, pandeiro, chocalho, triângulo, etc., de tal forma que as crianças possam experimentar os instrumentos.
- Explore alguns sons produzidos pelo nosso corpo, pedindo às crianças para baterem palmas, baterem os pés, assobiar, etc. Explore também sons naturais (vento, chuva, latido de cães, vozes de pessoas, etc.) e outros diferentes sons, como os produzidos pelo relógio, por máquinas, etc.
- Organize as crianças em roda e apresente a atividade proposta na ficha. Comente com as crianças sobre a parte do nosso que nos permite ouvir os sons. Mostre os desenhos da ficha e leia as instruções da atividade. Peça que as crianças identifiquem quais dos desenhos são instrumentos musicais e, se possível, peça que nomeiem os instrumentos identificados. Realize a atividade, pedindo que pintem apenas os instrumentos musicais.
- Em seguida, levante algumas questões como: "Quais são os instrumentos que fazem som utilizando o ar?", "Quais instrumentos você chacoalha para fazer o som?", "O que mais poderíamos usar para fazer música?", etc.
- Escutem músicas que focalizam instrumentos musicais de forma isolada, incentivando a acuidade auditiva das crianças. Peça que escutem com atenção os sons e quando muda o instrumento na música. Esta atividade também pode ser realizada de outras formas, por exemplo você pode pedir que tampem os olhos durante a música para que experimentem apenas a sensação de ouvir os diferentes sons.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03EO03 | O eu, o outro e o nós | Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação. |
EI03EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03TS01 | Traços, Sons, Cores e Formas | Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas. |
EI03TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. |
EI03EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. |
EI03EF02 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos. |
EI03ET01 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral. |
Música | Exploração, expressão e produção do silêncio e de sons com a voz, o corpo, o entorno e materiais sonoros diversos. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |