Aprendendo o número 9
Recomendado para: Creche (0 a 3 anos) | Eixos:
Artes - Desenho e Pintura - Escrita - Números - Matemática - Contagem -
Esta atividade educativa do número 9 auxilia no desenvolvimento da psicomotricidade das crianças em idade pré-escolar e proporciona o estudo da Matemática na educação infantil. Por meio do lúdico, este material permite explorar diversas habilidades como identificar, nomear e treinar a grafia dos numerais, realizar a contagem oral, relacionar números e quantidades, bem como ampliar o vocabulário. Pais e professores podem utilizar esta atividade em cada ou em sala de aula, proporcionando às crianças um processo de ensino e aprendizagem mais divertido e estimulante.
Sugestões de Trabalho
- Converse com os alunos sobre os números e a importância deles no nosso dia a dia. Com o objetivo de incentivar o diálogo, faça perguntas à turma como: "Porque vocês acham que é importante aprender sobre os números?", "Onde podemos encontrá-los?", "Seria possível comprar e pagar contas sem os números?", etc.
- Trabalhe o conceito de números também a idade das crianças, os números nas roupas, nos calçados, no relógio, nos materiais, etc. Demonstre o número 9 com os dedos e peça para que as crianças repitam os movimentos.
- Oriente às crianças para a realização da atividade proposta na ficha. Disponibilize lápis de ponta grossa ou giz de cera e peça para que cubram o traçado do número nove para treinar a sua escrita. Em seguida, peça que contem a quantidade de elementos em cada grupo e circulem aqueles que contém nove elementos. Incentive também os alunos a colorirem o número 9 ou disponibilize materiais como cola colorida, papéis picados, grãos, casca de ovo picada, barbante ou lã para que possam cobrir o traçado do número.
- Faça o contorno do número 9 no chão com fita crepe ou giz de lousa. Peça às crianças que caminhem sobre o contorno do número com as mãos na cabeça, andando e batendo palmas, etc. Você pode também solicitar que acompanhem o contorno do número utilizando algum brinquedo. Por exemplo, eles podem usar um carrinho e o contorno do número ser a pista
- Trabalhe o conceito de números utilizando músicas ou poemas. Como exemplo, sugerimos as músicas "Os Números", "Mariana Conta", "Indiozinhos". Destaque o refrão da música que fala sobre o número em estudo.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. |
EI02EF09 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos. |
EI02ET07 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos. |
EI02ET08 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.). |
EI03ET07 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Matemática | Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária. |
Matemática | Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade. |
Matemática | Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais. |