Aprendendo o número 6
Recomendado para: Creche (0 a 3 anos) | Eixos:
Escrita - Números - Matemática - Contagem -
Esta atividade educativa do número 6 tem como objetivo desenvolver a psicomotricidade das crianças em idade pré-escolar e proporcionar o estudo da Matemática na educação infantil por meio do lúdico, explorando assim diversas habilidades. Com este material, as crianças podem aprender a relacionar quantidades e números, realizar a contagem oral, bem como identificar, nomear e treinar a grafia dos numerais.
Sugestões de Trabalho
- Converse com as crianças sobre os números e a importância deles no nosso dia a dia. Com o objetivo de incentivar o diálogo, faça perguntas à turma como "Onde podemos encontrar os números?", "Vocês acham que seria possível um mundo sem números?", "Podemos comprar e pagar as contas sem os números?", etc.
- Com giz de lousa ou fita crepe, faça o contorno do número 6 no chão. Peça para as crianças caminharem sobre o contorno do número andando com as mãos na cabeça, batendo palmas, etc. Você pode também solicitar que as crianças acompanhem o contorno do número utilizando algum brinquedo, por exemplo, um carrinho.
- Apresente aos alunos a atividade educativa proposta na ficha. Utilizando lápis de ponta grossa ou giz de cera, peça que cubram o traçado do número 6 para treinar sua escrita. Em seguida, peça que contem a quantidade de elementos em cada grupo e circulem aqueles que contém seis elementos. Incentive também as crianças a colorirem o número 6 ou disponibilize materiais como cola colorida, papéis picados, grãos, casca de ovo picada, barbante, entre outros para que possam cobrir o traçado do número.
- Trabalhe o conceito de números utilizando também a idade das crianças, os números nas roupas, nos calçados, no relógio, etc. Com os dedos, faça a contagem e o sinal do número 6. Peça para que as crianças repitam os movimentos.
- Proponha brincadeiras com os números utilizando materiais descartáveis. Solicite aos pais e/ou responsáveis que separem meia caixa de ovos ou potinhos de plástico descartáveis. Em uma folha separada escreva os números, recorte e coloque um número no fundo de cada espaço da caixa de ovos ou do pote (a ideia é não colar os números para que você possa trocar quando desejar). Peça que as crianças façam bolinhas com papel ou massinha de modelar e relacionem a quantidade de bolinhas com o número indicado nos potes. Esta brincadeira pode ser realizada em grupo ou individual.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI02EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender. |
EI02CG02 | Corpo, Gestos e Movimentos | Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas. |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02TS03 | Traços, Sons, Cores e Formas | Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias. |
EI02ET07 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos. |
EI02ET08 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.). |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Matemática | Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária. |
Matemática | Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade. |
Matemática | Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais. |