Aprendendo o número 5
Recomendado para: Creche (0 a 3 anos) | Eixos:
Escrita - Números - Matemática - Contagem -
Este material educativo auxilia as crianças da educação infantil no desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e da criatividade. Com esta atividade, as crianças aprendem conceitos matemáticos como a contagem oral e a relação entre a quantidade e o número e, ainda, podem treinar a grafia do número 5. Pais e professores podem utilizar esta atividade como mais um recurso didático no processo de ensino e aprendizagem, tornando-o mais estimulante e produtivo.
Sugestões de Trabalho
- Em roda, converse com as crianças sobre os números ao nosso redor e a importância deles no nosso dia a dia. Levante questões como: "Onde podemos observar números na sala de aula?", "E nas ruas, onde eles estão", "Podemos comprar e pagar contas sem os números?", etc.
- Confeccione o número 5 em E.V.A., papel cartão ou cartolina. Proponha às crianças que colem algodão, papel picado ou algum outro material de colagem para cobrir o número. Explore também a relação entre o número e a quantidade. Deixe que treinem a grafia do número do 5 em caixas de areia ou utilizando massinha de modelar.
- Oriente as crianças para a realização da atividade proposta na ficha. Peça que tracem o número 5 seguindo o pontilhado e, em seguida, utilizando a contagem circulem os grupos que contém cinco elementos no grupo. Solicite também que pintem o número 5 desenhado na folha.
- Confeccione fichas em cartolina ou papel cartão escrevendo um número em cada uma. Disponibilize pregadores de roupa ou clipes e peça às crianças que coloquem a quantidade de pregadores (ou clipes) indicada na ficha. Esta atividade pode ser utilizada de diversas formas, considerando também as operações matemáticas. Os números e as operações devem estar de acordo com a idade das crianças.
- Você pode também colocar fichas com números em sequência, ou simplesmente selecionar um número, e pedir que as crianças montem uma torre (utilizando blocos) com a quantidade indicada na ficha.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI02EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender. |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões. |
EI02EF09 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos. |
EI02ET07 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos. |
EI02ET08 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.). |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Matemática | Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária. |
Matemática | Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade. |
Matemática | Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais. |