+


Aprendendo o número 3

Esta atividade do número 3 tem como principal objetivo proporcionar às crianças o estudo da Matemática na educação infantil por meio do lúdico, explorando diversas habilidades e possibilitando o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e da criatividade. Com este material, as crianças podem aprender a identificar e nomear os números, treinar a grafia, fazer contagem oral, relacionar os números às suas respectivas quantidades e, ainda, ampliar o vocabulário.

Aprendendo o número 3 - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Em uma roda de conversa, apresente às crianças os números e fale sobre a importância deles no nosso dia a dia. Faça perguntas às crianças como "Onde podemos encontrar os números?", "Seria possível um mundo sem números?", "Podemos comprar e pagar as contas sem os números?", etc.
  • Com giz de lousa ou fita crepe faça o contorno do número 3 no chão. Peça para as crianças caminharem sobre o seu contorno andando com as mãos na cabeça, batendo palmas, etc.
  • Trabalhe a relação entre o número 3 e a quantidade. Solicite aos pais/responsáveis revistas antigas. Confeccione um cartaz numérico, desenhando o número 3. Em seguida, peça às crianças que ajudem a definir a quantidade de itens necessários para sua representação. Para isso, peça que recortem das revistas as imagens para a confecção do cartaz.
  • Peça aos pais e/ou responsáveis que separem potinhos de iogurte ou garrafinhas de refrigerante. Cole em cada potinho um número que foi estudado até o momento. As crianças devem colocar dentro do potinho a quantidade (de grãos, bolinhas de papel, balas, etc) referente ao número colado.
  • Trabalhe o conceito de números utilizando também a idade das crianças, os números nas roupas, no relógio, em folhetos de supermercado, etc. Com os dedos, faça a contagem e o sinal do número 3. Solicite que as crianças repitam os movimentos.
  • Apresente à turma a atividade educativa proposta na ficha. Utilizando lápis de ponta grossa ou giz de cera, peça que cubram o traçado do número 3 para treinar sua escrita. Em seguida, utilizando a contagem oral circulem os grupos que contém três elementos no grupo.
  • Incentive as crianças a colorirem o número 3 ou utilizar materiais como cola colorida, papéis picados, grãos, casca de ovo picada, barbante, entre outros para cobrir o traçado do número.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI02EO02 O eu, o outro e o nós Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.
EI02EO04 O eu, o outro e o nós Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
EI02CG02 Corpo, Gestos e Movimentos Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.
EI02TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
EI02EF09 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.
EI02ET07 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.
EI02ET08 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.).

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Matemática Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária.
Matemática Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade.
Matemática Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais.

Comentários

X