+


Letra Y de forma maiúscula e minúscula

Esta atividade educativa da letra "Y" tem como objetivo auxiliar no processo de alfabetização das crianças em idade pré-escolar através da identificação, leitura e grafia das letras do alfabeto. Com esta atividade as crianças podem aprender sobre a letra "y", treinar sua grafia, além de desenvolver habilidades como a coordenação motora, linguagem oral e escrita e a criatividade. Por ser um material de apoio, pais e educadores podem utilizá-lo em casa ou em sala de aula permitindo um processo de ensino e aprendizagem mais divertido e agradável.

Letra Y de forma maiúscula e minúscula - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Apresente aos alunos a letra "Y". Escreva na lousa com letra de forma as letras "Y" maiúscula e "y" minúscula. Reproduza com as crianças o movimento da escrita da letra "Y" com o dedo no ar, sobre a carteira, na areia, em cartelas de lixa, etc.
  • Converse com as crianças sobre a letra "Y" e onde podemos encontrá-la. Se possível, apresente imagens cujos nomes começam com a letra em estudo.
  • Oriente os alunos para a realização da atividade proposta na ficha. Disponibilize giz de cera ou lápis de ponta grossa e oriente as crianças a cobrir o tracejado da letra "Y" seguindo as setas de acordo com a numeração. Em seguida, com o objetivo de treinar a grafia da letra "Y", solicite que cubram as letras pontilhadas em maiúsculo e minúsculo no final da ficha de atividades. Por fim, peça que pintem os desenhos como quiserem.
  • Utilize materiais de colagens, como lã, barbante, cola colorida, palitos de fósforos, bolinhas de papel, etc., para cobrir o traçado da letra "Y". Por exemplo, utilize palito de fósforo para cobrir a letra "Y" maiúscula e lã para cobrir o traçado da letra "y" minúscula.
  • Proponha uma atividade utilizando caixas de areia ou argila, de tal forma que as crianças possam registrar a letra "Y" e também as outras letras do alfabeto que já foram estudadas. Organize os alunos em grupos e proponha também atividades utilizando um alfabeto móvel.
  • Continuem a construção do "Alfabeto de Parede", lembrando agora que é a vez de confeccionar e decorar a letra "Y".

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03EO04 O eu, o outro e o nós Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
EI03CG02 Corpo, Gestos e Movimentos Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
EI03EF01 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
EI03EF09 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.

Comentários

X