Letra W de forma maiúscula e minúscula
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Escrita - Coordenação Motora - Letras - Leitura - Alfabeto -
Com este material educativo as crianças podem aprender a reconhecer a letra "W" maiúscula e minúscula e treinar a sua grafia, além de se divertirem colorindo os desenhos que começam com a letra "W". Esta atividade também permite, através do lúdico, desenvolver a criatividade, a linguagem oral e artística e, ainda, a coordenação motora das crianças em idade pré-escolar. Pais e professores podem utilizar esta atividade como um recurso didático no processo de ensino e aprendizagem, tornando-o mais estimulante e agradável.
Sugestões de Trabalho
- Apresente aos alunos a letra "W". Você pode confeccioná-la em cartolina, papel cartão, EVA ou apenas escrevê-la na lousa em formato bastão. Uma outra proposta é preparar um cartaz com a letra "W", em maiúsculo e minúsculo, e colar figuras cujo nome começa com a letra estudada. Lembre-se sempre de pronunciar com as crianças o nome de cada figura para que elas ouçam bem e percebam o primeiro som, que é a letra inicial.
- Escreva na lousa o nome de algumas figuras que estão no cartaz e utilizar essas palavras para introduzir conceitos matemáticos como a contagem de letras. Você pode também ajudar as crianças a localizar a(s) palavra(s) com maior número de letras e a(s) palavra(s) com menor número de letras.
- Apresente à turma a atividade proposta na ficha. Oriente as crianças a passar o dedinho sobre o traçado das letras "W" maiúscula e minúscula seguindo as setas de acordo com a numeração. Disponibilize canetinhas, giz de cera ou lápis de ponta grossa e oriente-as a cobrir as letras pontilhadas. Peça aos alunos que observem os desenhos ilustrados na folha de atividades. Converse com as crianças sobre a letra "w", perguntando o nome de cada desenho e com qual letra começa a palavra. Incentive-os a expressar suas observações. Não esqueçam de colorir os desenhos.
- Trabalhe também com materiais de colagem no contorno das letras. Use barbante, lã, bolinhas de papel crepom, etc. Você pode utilizar a mesma ficha de atividades para realizar esta atividade ou desenhar as letras em folha sulfite A4 e distribuir aos alunos. Outra sugestão é confeccionar a letra "w" usando massinha de modelar e perfurar a massinha com canudinhos no contorno da letra.
- Continuem a construção do "Alfabeto de Parede", colocando agora a letra "W". É sempre importante que o alfabeto, mesmo em construção, seja fixado na parede no alcance das crianças. Assim, elas terão mais uma forma de aprendizagem e poderão ser alfabetizados ouvindo, falando e vendo.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03EO02 | O eu, o outro e o nós | Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações. |
EI03CG02 | Corpo, Gestos e Movimentos | Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. |
EI03EF09 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |