Letra U de forma maiúscula e minúscula
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Escrita - Coordenação Motora - Letras - Leitura - Alfabeto -
O objetivo desta atividade educativa pontilhada da vogal "U" é auxiliar as crianças em idade pré-escolar que estão iniciando o processo de alfabetização e letramento, bem como desenvolver a coordenação visomotora e prepará-las para a escrita. Com este material lúdico, as crianças podem aprender as letras do alfabeto, treinar a sua grafia e ainda desenvolver habilidades artísticas. Esta atividade pode ser utilizada por pais e professores, em casa ou na sala de aula, proporcionando um ambiente de ensino e aprendizagem mais agradável.
Sugestões de Trabalho
- Apresente às crianças a vogal "U". Você pode confeccioná-la em EVA ou cartelas de lixa para que as crianças possam tocá-la. Escreva na lousa com letra de forma a letra "U", em caixa alta e caixa baixa. Reproduza com a turma o movimento de traçado da letra com o dedo no ar, em cartelas de lixas, sobre a mesa, etc.
- Em um espaço externo ou no chão da sala de aula, faça o traçado da vogal "U" com giz de lousa ou corda e peça às crianças que sigam o traçado da letra andando, andando de mãos dadas, com as mãos na cintura, etc.
- Oriente a turma para a realização da atividade proposta na ficha. Solicite que passem o dedinho sobre as letras "U" tracejadas maiúscula e minúscula, seguindo as setas de acordo com a numeração. Disponibilize giz de cera ou lápis de ponta grossa e peça que cubram os pontilhados para formar as letras. Oriente para que pintem livremente os desenhos do urso e da uva. Por fim, para praticar a escrita da vogal "U" peça que completem as letras pontilhadas no final da atividade.
- Você pode também trabalhar com materiais de colagem (lã, barbante, etc.) e orientar as crianças a colar os materiais para cobrir o traçado da letra "U". Por exemplo, cole barbante sobre a letra "U" maiúscula e lã sobre a letra minúscula.
- Trabalhe com músicas sobre as vogais, como as músicas "As Vogais" ou "Vogais". Aproveite também para relembrar e fixar as outras vogais já estudadas. Para isso você pode trabalhar com músicas independentes de cada vogal, por exemplo a música "Letra U".
- Com a ajuda dos alunos continue a construção do "Alfabeto de Parede", colocando agora a vogal "U". Lembre-se que é importante deixar o alfabeto decorado em um espaço acessível às crianças para que elas tenham mais um recurso de aprendizagem sempre que necessário.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03EO02 | O eu, o outro e o nós | Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações. |
EI03CG03 | Corpo, Gestos e Movimentos | Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. |
EI03EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. |
EI03EF07 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |