Letra P de forma maiúscula e minúscula
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Escrita - Coordenação Motora - Letras - Leitura - Alfabeto -
Esta atividade educativa da letra "P" é voltada para crianças que estão iniciando o processo de alfabetização e letramento. Com este material as crianças desenvolvem, através do lúdico, a coordenação motora e aprendem a reconhecer as letras do alfabeto. Pode ser utilizada por pais e professores, em casa ou na sala de aula, como um auxílio à educação infantil.
Sugestões de Trabalho
- Escreva na lousa com letra de forma as letras "P" maiúscula e "p" minúscula. Realize os movimentos de traçado da consoante "P" com o dedo no ar, em cartelas de lixa fina, na areia, sobre a mesa, etc. Peça que as crianças repitam os movimentos.
- Oriente os alunos para que realizem a atividade proposta na ficha. Peça que passem o dedinho sobre as letras pontilhadas, orientando-os a seguir as setas de acordo com a numeração. Em seguida, disponibilize giz de cera ou algum outro lápis de ponta grossa e oriente-os a cobrir corretamente as letras tracejadas. Mostre para a turma a diferença entre o traçado da escrita das letras maiúscula e minúscula.
- Faça observações com relação ao som da letra "P". Para ajudar na memorização, repita várias vezes a letra, seu som e as demais letras do alfabeto estudadas, para que as crianças memorizem também a ordem alfabética.
- Confeccione cartões com o nome de cada criança. Proponha a elas que observem todas as letras do seu nome e também dos colegas. Destaque o(s) nome(s) que começam com a letra "P".
- Com a ajuda das crianças confeccione cartazes com a letra "P", relacionando diversas imagens. Você pode disponibilizar revistas e jornais antigos e pedir que recortem palavras que começam com a letra "P". Esses recortes também podem ser utilizados para a confecção dos cartazes.
- Trabalhe com massinha de modelar ou argila para confeccionar a letra "P". As crianças podem usar canudinhos coloridos para fazer o contorno da letra.
- Continue a construção do "Alfabeto de Parede", colocando agora a consoante "P". Incentive as crianças a recorrer ao alfabeto de parede sempre que necessário.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03EO02 | O eu, o outro e o nós | Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações. |
EI03EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos. |
EI03CG03 | Corpo, Gestos e Movimentos | Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. |
EI03EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. |
EI03EF07 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |