Letra O de forma maiúscula e minúscula
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Escrita - Coordenação Motora - Letras - Leitura - Alfabeto -
Com esta atividade lúdica da vogal "O" as crianças da educação infantil podem se divertir e ao mesmo tempo aprender sobre as letras do alfabeto. Este material tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora, letramento e alfabetização. Além de aprender a reconhecer as letras do alfabeto e seus sons, as crianças em idade pré-escolar ainda podem colorir desenhos e desenvolver suas habilidades artísticas.
Sugestões de Trabalho
- Faça na lousa com letra de forma, em maiúsculo e minúsculo, a vogal "O". Reproduza com as crianças o movimento de traçado da letra "O" com o dedo no ar, em cartelas de lixa fina, sobre a carteira, na areia, etc.
- Confeccione um cartaz com a letra "O", em maiúsculo e minúsculo, e cole diversas imagens cujo nome começa com a letra "O". Pronuncie com a turma o nome de cada figura, dando ênfase ao som da vogal "O". Você pode também escrever o nome de cada figura na lousa e utilizar estas palavras para as crianças realizarem a contagem de letras, localizando a(s) palavra(s) com maior e menor número de letras.
- Entregue para as crianças uma folha com o desenho incompleto de algum objeto ou animal e peça que elas desenhem o restante. Por exemplo, cole em uma folha sulfite a cabeça de uma ovelha e peça para as crianças desenharem o restante do corpo ou fazer colagem com algodão para completar o corpo da ovelha.
- Oriente as crianças a realizarem atividade educativa proposta na ficha. Peça para que passem o dedinho sobre o tracejado da vogal "O" maiúscula e minúscula seguindo as setas de acordo com a numeração. Disponibilize lápis de ponta grossa e oriente-as a cobrir com cuidado as letras tracejadas. Em seguida, peça que observem os desenhos ilustrados na folha de atividade. Pergunte o nome de cada desenho e com que letra começa a palavra. Incentive o diálogo para que as crianças possam se expressar.
- Disponibilize jornais e revistas antigas e peça que recortem palavras que tenham a vogal "O" no início ou no final. Faça colagens com os recortes.
- Confeccione junto com as crianças cartelas ou fichas com a vogal "O" para que elas possam manuseá-las após a apresentação e estudo da letra.
- Continue a construção do "Alfabeto de Parede", colocando agora a vogal "O". Lembre-se que é muito importante fixar na parede, ao alcance das crianças, o alfabeto decorado para que elas possam consultá-lo sempre que necessário.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03EO02 | O eu, o outro e o nós | Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações. |
EI03EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos. |
EI03CG03 | Corpo, Gestos e Movimentos | Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. |
EI03EF07 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Movimento | Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |