Letra N de forma maiúscula e minúscula
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Escrita - Coordenação Motora - Letras - Leitura - Alfabeto -
Esta atividade educativa sobre a letra "N" é um passatempo lúdico que ajuda no desenvolvimento da coordenação visomotora das crianças que estão iniciando o processo de alfabetização e letramento. Além de aprenderem a reconhecer e escrever a letra N maiúscula e minúscula, as crianças podem se divertir colorindo os desenhos da nuvem e do navio e, ao mesmo, desenvolver suas habilidades artísticas.
Sugestões de Trabalho
- Para ensinar a consoante "N", você pode escrever a letra de forma na lousa, em maiúsculo e minúsculo, e em seguida reproduzir com crianças o movimento do traçado da letra "N" com o dedo no ar, sobre a mesa, na areia, em cartelas de lixa fina, etc. Lembre-se de distinguir para as crianças a diferença na escrita da letra maiúscula e minúscula.
- Apresente às crianças a atividade da letra "N" proposta na ficha. Oriente-as a passar o dedinho sobre o tracejado da letra "N" maiúscula e minúscula, seguindo as setas conforme a numeração. Disponibilize giz de cera ou lápis de ponta grossa e oriente as crianças a cobrir as letras. Peça que pintem os desenhos da "nuvem" e do "navio" como quiserem.
- Para as crianças aprenderem a grafia da letra "N" oriente-as a seguir corretamente o tracejado (usando um lápis de ponta grossa) das letras maiúscula e minúscula no final da folha de atividades.
- Faça com as crianças brincadeiras de adivinhações. Escolha um objeto cujo nome começa com a letra "N", peça para a turma dizer do que se trata e qual a letra que começa o seu nome. Esta brincadeira pode ser realizada também com as outras letras já estudadas.
- Uma outra ideia é trabalhar com fantoches ou histórias em formato sanfona colocando imagens relacionadas à letra em estudo, por exemplo "n" de navio, nuvem, nariz, etc. Faça uso também de músicas para desenvolver nas crianças a apreciação musical e fixar a letra do alfabeto estudada. Uma sugestão é trabalhar a música "Letra N". Para ajudar na memorização das letras, uma dica é cantar várias vezes o alfabeto. Isso ajuda as crianças gravarem os sons e a ordem da letras.
- Com a ajuda das crianças, continue a construção do "Alfabeto de Parede" inserindo agora a consoante "N".
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos. |
EI03CG01 | Corpo, Gestos e Movimentos | Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música. |
EI03CG03 | Corpo, Gestos e Movimentos | Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. |
EI03EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. |
EI03EF07 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |