Letra L de forma maiúscula e minúscula
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Escrita - Coordenação Motora - Letras - Leitura - Alfabeto -
Esta atividade educativa tem como objetivo o desenvolvimento linguístico das crianças em idade pré-escolar, fazendo com que elas tenham mais facilidade durante todo o processo de alfabetização. Por meio desta atividade lúdica, as crianças podem aprender a grafia da letra "L", o som que esta letra produz, a ordem alfabética e, ainda, colorir desenhos. Pais e professores podem utilizar este material em casa ou em sala de aula, facilitando assim o processo de ensino e aprendizagem.
Sugestões de Trabalho
- Escreva na lousa com letra de forma a letra "L" em maiúsculo e minúsculo. Reproduza com a turma os movimentos de grafia da letra "L" com o dedo no ar, sobre a mesa, em cartelas de lixa fina, na areia, etc.
- Coloque em uma caixa diversos objetos ou imagens de objetos que começam com a letra "L", por exemplo, livro, laranja, limão, leão, lápis, etc. Organize as crianças em roda e comece a brincadeira. Peça para cada criança ir tirando um objeto ou imagem e, neste momento, você pode ir fazendo perguntas como "Qual o nome deste objeto (imagem)?" , "Com qual letra começa o nome deste objeto (imagem)?", etc. Enfatize o som inicial dos nomes dos objetos que começam com a letra "L".
- Apresente para a turma a atividade alfabética proposta na ficha. Peça aos alunos que passem o dedinho sobre o traçado da letra "B" maiúscula e minúscula, orientando-os a seguir as setas de acordo com a numeração. Em seguida, disponibilize lápis de ponta grossa e peça às crianças para cobrir as letras tracejadas.
- Para que as crianças aprendam e possam treinar a escrita da letra "L", peça que sigam com o lápis sobre as letras pontilhadas na folha de atividades. Distribua lápis de cor ou giz de cera e peça para pintarem os desenhos do "leão" e do "livro".
- Vocês podem também trabalhar com massinha de modelar, fazendo as letras do alfabeto.
- Com a ajuda da turma continue a construção do "Alfabeto de Parede", colocando agora a letra "L".
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03EO03 | O eu, o outro e o nós | Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação. |
EI03EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos. |
EI03CG03 | Corpo, Gestos e Movimentos | Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. |
EI03EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. |
EI03EF07 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Linguagem oral e Escrita | Participação em situações de leitura de diferentes gêneros feita pelos adultos, como contos, poemas, parlendas, trava-línguas etc. |