Colagem sobre os pontilhados - pipa
Recomendado para: Creche (0 a 3 anos) | Eixos:
Artes - Colagem - Coordenação Motora -
Esta atividade educativa tem como objetivo principal trabalhar a coordenação motora fina das crianças da creche e pré-escola, possibilitando o desenvolvimento de suas habilidades artísticas, raciocínio lógico, criatividade e percepção visual. Esta atividade de colagem sobre os pontilhados pode ser feita utilizando diferentes materiais: bolinhas de papel crepom, papel picotado, barbante e lã; ou ainda usando tinta guache (com o pincel ou o dedo), giz de cera, canetinha e lápis de cor.
Sugestões de Trabalho
- Oriente as crianças para a realização da atividade proposta na ficha. Distribua pedaços de lã ou barbante e oriente-as a colar sobre a figura do losango (parte de cima da pipa). Em seguida, diga que para completar o desenho da pipa é necessário fazer a rabiola. Para isso vocês podem utilizar bolinhas de papel crepom colorido ou papel colorido picotado.
- Disponibilize folhas em branco, canudinhos coloridos e papel crepom. Solicite que as crianças criem o desenho de sua própria pipa (tendo como base a atividade) e enfeitem ela utilizando os canudinhos cortados e o papel crepom para a rabiola.
- Trabalhe com as crianças poesias, histórias e contos sobre o tema. Como sugestão você pode utilizar a poesia "A Pipa" de Andra Valladares. Para ilustrar a poesia você pode fazer, junto com as crianças, o desenho de uma pipa no papel sulfite e recortá-la. Oriente as crianças a colorir ou fazer colagens para pipa e fazer a rabiola utilizando barbante e papel colorido. Exponha as pipas, confeccionadas em papel sulfite e decoradas, em um varal ou mural na sala de aula para que as crianças possam observar suas criações artísticas.
- As pipas decorativas também podem ser confeccionadas com canudinhos e papel de seda e decoradas com diversos outros materiais. Para a rabiola também pode ser utilizado copinhos de danone presos com barbante.
- Para crianças a partir de 4 anos de idade e com a intervenção de adultos, pode ser realizada uma atividade de confecção de pipas com varetas de bambu e papel de seda, ensinando-as a manipular a pipa e os diversos materiais que a constitui. Você pode fazer o registro fotográfico deste momento e depois expor na sala de aula.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI02EO03 | O eu, o outro e o nós | Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos. |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. |
EI02EF06 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos. |
EI02EF09 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc. |
Artes Visuais | Exploração e aprofundamento das possibilidades oferecidas pelos diversos materiais, instrumentos e suportes necessários para o fazer artístico. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Natureza e Sociedade | Participação em atividades que envolvam processos de confecção de objetos. |