Colagem com barbante - retângulo e triângulo
Recomendado para: Creche (0 a 3 anos) | Eixos:
Artes - Colagem - Matemática - Formas -
Atividades de artes que envolvem colagens com diferentes materiais podem ser utilizadas tanto na creche quanto na pré-escola, sendo excelentes para o desenvolvimento da coordenação motora fina das crianças. Além de diversão, esta atividade proporciona o contato com diferentes materiais como lã e barbante e, ainda, permite trabalhar com conteúdos matemáticos como formas geométricas. Com este material lúdico, pais e professores podem contribuir com o processo de ensino e aprendizagem e, ainda, ajudar as crianças a desenvolver suas habilidades artísticas.
Sugestões de Trabalho
- Apresente a atividade educativa proposta na ficha para as crianças. Disponibilize pedaços de barbante ou lã e oriente-as a colar sobre os desenhos do retângulo e do triângulo. Oriente a turma no momento de posicionar corretamente o barbante ou lã sobre o desenho.
- Aproveite a atividade para conversar com as crianças sobre as formas geométricas básicas, como retângulo, triângulo, quadrado e círculo. Distribua folhas em branco e peça às crianças que colem pedaços de barbantes no papel criando (livremente) formas geométricas como na atividade. Depois que o barbante estiver seco, oriente-as a colorir as formas geométricas utilizando lápis de cor, canetinha, tinta ou giz de cera.
- Peça que criem um desenho livre e usem algum material para a colagem, como casca de ovo picadinha, macarrão, grãos de feijão, palito de fósforo, barbante, lã, algodão, papel colorido, etc.
- Você pode também sugerir que utilizem diferentes técnicas artísticas, utilizando colagens de materiais em algumas partes do desenho e pintura em outras partes.
- As crianças também podem utilizar os diferentes materiais de colagem para contornar números e letras.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI02EO03 | O eu, o outro e o nós | Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos. |
EI02EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender. |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. |
EI02EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões. |
EI02ET05 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.). |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc. |
Artes Visuais | Exploração e aprofundamento das possibilidades oferecidas pelos diversos materiais, instrumentos e suportes necessários para o fazer artístico. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Matemática | Exploração e identificação de propriedades geométricas de objetos e figuras, como formas, tipos de contornos, bidimensionalidade, tridimensionalidade, faces planas, lados retos etc. |