Recorte e colagem - menino
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Artes - Colagem - Ciências - Corpo Humano -
Esta atividade educativa é indicada para crianças na creche ou pré-escola e trabalha com conceitos e conhecimentos sobre o corpo humano. Além de estimular a autoestima e introduzir a importância dos cuidados com o corpo, esta atividade também proporciona momentos lúdicos de integração e percepção do corpo humano como instrumento de comunicação e expressão com o outro e com o meio. Pais e educadores podem utilizar esta atividade como um auxílio no processo de ensino e aprendizagem, explorando conteúdos como linguagem oral, diferenças e semelhanças, características físicas entre meninos e meninas, entre outros.
Sugestões de Trabalho
- Inicie as atividades sugerindo que as crianças observem o próprio corpo no espelho, e também o corpo dos seus colegas. Incentive as crianças a se tocarem para perceberem os próprios ossos, as batidas do coração e do pulso. Discuta com a turma as diferenças e semelhanças de cada um, as características físicas entre meninas e meninos.
- Trabalhe com músicas que falam sobre o esquema corporal e que as crianças possam ir indicando em seu próprio corpo ou no do colega as partes do corpo conforme a música. Para esta atividade, sugerimos músicas como "Fui ao Mercado", "Corpo Humano" e "O Jacaré".
- Para ter uma ideia do conhecimento que as crianças tem sobre o corpo humano, você pode solicitar que representem através de desenhos o próprio corpo. Em seguida, peça que pintem os desenhos utilizando, por exemplo, tinta guache, giz de cera ou lápis de cor.
- Apresente aos alunos a atividade educativa proposta na ficha. Oriente-os e ajude-os a recortar cada parte do corpo do menino para colar sobre a sua sombra e, assim, formar o seu corpo.
- Você pode solicitar às crianças que desenhem o corpo de uma criança (menino ou menina) e utilizar palitos de fósforo para fazer os braços e as pernas da criança.
- Converse com as crianças sobre os cuidados com o corpo, como prevenção de acidentes, higiene corporal, cuidados com os dentes, lavar as mãos antes das refeições e depois de ir ao banheiro.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03EO05 | O eu, o outro e o nós | Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive. |
EI03CG01 | Corpo, Gestos e Movimentos | Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música. |
EI03CG02 | Corpo, Gestos e Movimentos | Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades. |
EI03CG04 | Corpo, Gestos e Movimentos | Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. |
EI03EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. |
EI03ET05 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros. |
Movimento | Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral. |
Movimento | Percepção das sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade do próprio corpo. |
Música | Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais. |
Artes Visuais | Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Natureza e Sociedade | Conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas. |
Natureza e Sociedade | Percepção dos cuidados com o corpo, à prevenção de acidentes e à saúde de forma geral. |
Natureza e Sociedade | Valorização de atitudes relacionadas à saúde e ao bem-estar individual e coletivo. |