Recorte e colagem - rosto
Recomendado para: Creche (0 a 3 anos) | Eixos:
Artes - Colagem - Ciências - Corpo Humano -
Com esta atividade educativa a criança tem a oportunidade de se reconhecer como pessoa, descobrir o seu corpo, suas capacidades de movimento e interação e, ainda, interagir com o próximo de forma respeitosa. Utilizando recortes de revistas ou jornais, as crianças podem completar as partes do rosto que estão faltando no desenho e, assim, desenvolver sua percepção tátil, visual, auditiva e oral. Além disso, esta atividade tem como objetivo auxiliar pais e professores no processo de ensino e aprendizagem e, por meio de brincadeiras, promover momentos lúdicos de integração com o meio.
Sugestões de Trabalho
- Organize os alunos em uma roda e oriente-os a se observarem e observarem os colegas. Para esta atividade, uma sugestão é o uso de espelhos. Questione as crianças sobre as características de cada um, por exemplo, pergunte quem tem o cabelo mais escuro, quem tem olho claro, quem tem cabelo mais comprido ou mais curto, etc. Incentive-os a se expressarem.
- Apresente às crianças a atividade sugerida na ficha. Distribua algumas revistas ou jornais para a turma e oriente-os a recortar olhos e boca e, sem seguida, colar para completar os desenhos dos rostos. Se as crianças
- Solicite às crianças que recortem das revistas olhos, narizes e boca. Em seguida, as crianças podem desenhar o contorno do rosto e preenchê-lo com os recortes. Você pode ainda solicitar que as crianças desenhem o restante do corpo e depois pintem utilizando tinta guache, giz de cera ou lápis de cor.
- Uma outra atividade interessante é deixar que as crianças recortem a imagem ou figura que mais gostem. Para isso você pode disponibilizar revistas ou revistas em quadrinhos antigas. Em seguida, recorte uma parte da figura que as crianças escolheram e cole esse recorte em uma folha de sulfite branca. Peça que elas completem a figura, desenhando o que falta.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI01EO05 | O eu, o outro e o nós | Reconhecer seu corpo e expressar suas sensações em momentos de alimentação, higiene, brincadeira e descanso. |
EI01CG01 | Corpo, Gestos e Movimentos | Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos. |
EI01CG04 | Corpo, Gestos e Movimentos | Participar do cuidado do seu corpo e da promoção do seu bem-estar. |
EI02EO01 | O eu, o outro e o nós | Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos. |
EI02EO05 | O eu, o outro e o nós | Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças. |
EI02CG01 | Corpo, Gestos e Movimentos | Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras. |
EI02CG04 | Corpo, Gestos e Movimentos | Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo. |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros. |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Movimento | Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Natureza e Sociedade | Conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas. |