+


Letra H de forma maiúscula e minúscula

Esta atividade educativa tem como principal objetivo incentivar o letramento de crianças em idade pré-escolar através de brincadeiras na identificação e grafia das letras do alfabeto. Com esta ficha de atividades as crianças podem aprender a identificar a letra "H" bem como treinar a sua grafia, desenvolver a coordenação motora e a percepção visual, apreciar obras musicais e também desenvolver a linguagem oral. Esta atividade pode ser utilizada por pais e professores, proporcionando às crianças uma aprendizagem mais significativa e agradável.

Letra H de forma maiúscula e minúscula - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Apresente às crianças a letra "H". Escreva na lousa com letra de forma, em caixa alta e caixa baixa, a letra "H". Reproduza com as crianças o movimento para a grafia da letra "H", maiúscula e minúscula, com o dedo no ar, sobre a mesa, na areia, etc.
  • Organize as crianças em roda e apresente a elas algumas imagens relacionadas à letra "h". Por exemplo, mostre a imagem de um helicóptero e diga para as crianças que a palavra "helicóptero" começa com a letra "h". Você pode também escrever os nomes de alguns objetos na lousa, com a letra "h" em maiúsculo e minúsculo, e mostrar para as crianças a diferença entre o traçado da escrita da letra "H" maiúscula e da letra "h" minúscula.
  • Disponibilize revistas, jornais ou panfletos de propaganda e ajude as crianças a encontrar e recortar palavras com a letra "h". Juntem todas as palavras que vocês recortaram e leia para os alunos essas palavras. Você pode também propor às crianças, sempre ajudando-as, separar as palavras recortadas em dois grupos, de acordo com a posição da letra "h", por exemplo, "h" no início da palavra e "h" no meio da palavra.
  • Leve para a sala de aula um alfabeto móvel. Organize os alunos em grupos e peça que reproduzam algumas palavras recortadas anteriormente utilizando o alfabeto móvel.
  • Apresente aos alunos a atividade educativa proposta na ficha. Disponibilize lápis de cor ou giz de cera e oriente-os a cobrir o tracejado da letra "H" seguindo as setas de acordo com a numeração. Em seguida, solicite que pintem os desenhos do "helicóptero" e do "hipopótamo" como quiserem. Peça também que cubram as letras pontilhadas em maiúsculo e minúsculo no fim da ficha de atividades para treinar a sua grafia.
  • Você pode também propor uma atividade utilizando caixas de areia, em que as crianças possam registrar a letra "H" e também as outras letras do alfabeto que já conhecem.
  • Incentive as crianças a continuar a construção do "Alfabeto de Parede", lembrando agora que é a vez da construção da letra "H".

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03EO04 O eu, o outro e o nós Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
EI03EF01 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
EI03EF07 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
EI03ET05 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Movimento Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Linguagem oral e Escrita Observação e manuseio de materiais impressos, como livros, revistas, histórias em quadrinhos etc.

Comentários

X