Letra H de forma maiúscula e minúscula
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Escrita - Coordenação Motora - Letras - Leitura - Alfabeto -
Esta atividade educativa tem como principal objetivo incentivar o letramento de crianças em idade pré-escolar através de brincadeiras na identificação e grafia das letras do alfabeto. Com esta ficha de atividades as crianças podem aprender a identificar a letra "H" bem como treinar a sua grafia, desenvolver a coordenação motora e a percepção visual, apreciar obras musicais e também desenvolver a linguagem oral. Esta atividade pode ser utilizada por pais e professores, proporcionando às crianças uma aprendizagem mais significativa e agradável.
Sugestões de Trabalho
- Apresente às crianças a letra "H". Escreva na lousa com letra de forma, em caixa alta e caixa baixa, a letra "H". Reproduza com as crianças o movimento para a grafia da letra "H", maiúscula e minúscula, com o dedo no ar, sobre a mesa, na areia, etc.
- Organize as crianças em roda e apresente a elas algumas imagens relacionadas à letra "h". Por exemplo, mostre a imagem de um helicóptero e diga para as crianças que a palavra "helicóptero" começa com a letra "h". Você pode também escrever os nomes de alguns objetos na lousa, com a letra "h" em maiúsculo e minúsculo, e mostrar para as crianças a diferença entre o traçado da escrita da letra "H" maiúscula e da letra "h" minúscula.
- Disponibilize revistas, jornais ou panfletos de propaganda e ajude as crianças a encontrar e recortar palavras com a letra "h". Juntem todas as palavras que vocês recortaram e leia para os alunos essas palavras. Você pode também propor às crianças, sempre ajudando-as, separar as palavras recortadas em dois grupos, de acordo com a posição da letra "h", por exemplo, "h" no início da palavra e "h" no meio da palavra.
- Leve para a sala de aula um alfabeto móvel. Organize os alunos em grupos e peça que reproduzam algumas palavras recortadas anteriormente utilizando o alfabeto móvel.
- Apresente aos alunos a atividade educativa proposta na ficha. Disponibilize lápis de cor ou giz de cera e oriente-os a cobrir o tracejado da letra "H" seguindo as setas de acordo com a numeração. Em seguida, solicite que pintem os desenhos do "helicóptero" e do "hipopótamo" como quiserem. Peça também que cubram as letras pontilhadas em maiúsculo e minúsculo no fim da ficha de atividades para treinar a sua grafia.
- Você pode também propor uma atividade utilizando caixas de areia, em que as crianças possam registrar a letra "H" e também as outras letras do alfabeto que já conhecem.
- Incentive as crianças a continuar a construção do "Alfabeto de Parede", lembrando agora que é a vez da construção da letra "H".
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. |
EI03EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. |
EI03EF07 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura. |
EI03ET05 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Movimento | Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Linguagem oral e Escrita | Observação e manuseio de materiais impressos, como livros, revistas, histórias em quadrinhos etc. |