Expressões de sentimentos
Recomendado para: Creche (0 a 3 anos) | Eixos:
Estudos Sociais - Habilidades Sociais -
Com esta atividade educativa as crianças podem aprender, de uma forma lúdica, sobre os sentimentos que nos cercam e, ainda, compreender os seus próprios sentimentos e identificar suas emoções. Por meio das brincadeiras, mímicas faciais e gestos o professor pode abordar uma variedade de emoções, mostrando às crianças a importância da expressão dos seus sentimentos e da sua comunicação. Esta atividade também proporciona às crianças o conhecimento de suas próprias capacidades expressivas e as das outras pessoas, a ampliação de sua comunicação além do desenvolvimento de sua motricidade harmoniosa.
Sugestões de Trabalho
- Mostre as carinhas ilustradas na folha de atividades e converse com as crianças sobre os sentimentos. Deixe que se manifestem através de expressões faciais. Diga às crianças que, as vezes, é normal sentir-se triste, irritado ou assustado.
- Proponha a brincadeira de observação das expressões faciais no espelho. Leve a turma para uma sala com espelho e convide-os a fazer caretas na frente do espelho. Deixe as crianças explorarem suas expressões de maneira espontânea ou direcionada, sendo que neste caso você pode solicitar a elas que façam cara de felicidade, tristeza ou raiva, por exemplo. Você pode ainda mostrar uma imagem que enfatize a expressão facial de um sentimento e pedir que as crianças a imitem.
- Apresente às crianças a atividade educativa proposta na ficha. Oriente-as a ligar o desenho com a expressão de cada criança ao balão que corresponde ao sentimento.
- Faça a leitura de histórias ou cante músicas que retratam situações que levam a determinados sentimentos. Por exemplo, você pode trabalhar com a música infantil " Pintinho Amarelinho " e pedir às crianças que imitem o piado do pintinho fazendo expressões de medo e, depois, expressão de bravo como se fosse o gavião. Trabalhe também com atividades nas quais as crianças se divirtam bastante e achem engraçado, por exemplo, brincar com fantasias.
- Brinque com as crianças de mímica dos sentimentos. Confeccione um jogo de cartas dos sentimentos, colando em cada carta um rostinho com expressões diferentes. Cada criança terá a sua vez de virar uma carta, sem que os outros vejam. A criança que virou a carta deverá imitar a expressão sorteada para que os outros adivinhem qual foi.
- Desenhe ou cole em uma cartolina diversas carinhas com expressões de sentimentos (felicidade, tristeza, medo, assustado, irritado, etc.). Solicite a cada criança que aponte a carinha que mais demonstre a maneira que ela está se sentindo naquele momento e que conte o motivo daquela sensação. A criança pode, por exemplo, estar feliz porque está participando de uma brincadeira, ou estar irritada porque um colega tirou um brinquedo da sua mão, etc. Deixe que exponham seus sentimentos.
- Você pode também, com a ajuda das crianças, confeccionar máscaras de cada uma das expressões trabalhadas. As crianças vão adorar!
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI01EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar necessidades, desejos e emoções, utilizando gestos, balbucios, palavras. |
EI01CG01 | Corpo, Gestos e Movimentos | Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos. |
EI01CG03 | Corpo, Gestos e Movimentos | Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais. |
EI01EF06 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão. |
EI02EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender. |
EI02CG01 | Corpo, Gestos e Movimentos | Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras. |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral. |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Linguagem oral e Escrita | Participação em situações que envolvem a necessidade de explicar e argumentar suas idéias e pontos de vista. |
Natureza e Sociedade | Conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas. |