+


Volta às aulas - Quem é você?

A volta às aulas é um momento muito importante para toda comunidade escolar e principalmente para as crianças, e, por isso, deve ser bem receptivo e acolhedor para que a aprendizagem seja estimulada. Nesse sentido, desenvolvemos essa atividade educativa para as crianças, pois através dela, a criança poderá se conhecer melhor e conhecer todos os colegas com quem vai conviver na escola, além de desenvolver habilidades manuais, artísticas e ainda construir o conceito de identidade, do eu e do outro! Além dessa atividade específica proposta na folha, pensamos em algumas dinâmicas que deixaremos descritas nas sugestões de trabalho para o acolhimento das crianças na volta à escola.

Volta às aulas - Quem é você?  - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Fique na porta da sala de aula e receba as crianças, cumprimentando uma por uma com um sorriso e uma frase carinhosa. Depois que todas as crianças já estiverem dentro da sala de aula, faça uma recepção calorosa e diga para elas que é uma felicidade tê-las junto com você para mais um ano de aprendizagem escolar. Diga seu nome para a turma e peça para cada criança se apresentar, dizendo seu nome, sua cor favorita e o que mais gosta de fazer.
  • Escreva a seguinte frase na lousa: “Estou muito feliz por tê-los aqui!”. Coloque todas as crianças em roda e leia a frase da lousa para as crianças reafirmando que é assim que você se sente. Inicie uma roda de conversa dizendo que você quer conhecer melhor cada um e leve um espelho para sala de aula. Peça para cada criança se olhar no espelho e dizer seu nome, alguma característica física que ver no espelho e o que gosta de fazer. Comece por você a dinâmica, para as crianças entenderem como devem fazer.
  • Faça outra atividade dinâmica com as crianças. Em roda, o (a) educador (a) deve iniciar falando a seguinte frase: Eu sou a (o).... (dizer seu nome) e espero aprender muitas coisas legais na escola com vocês! E você, quem é e o que espera da escola? Aí, a criança ao lado do (a) professor (a) deverá falar seu nome, o que espera da escola e perguntar para o (a) amiguinho (a) do lado, e você quem é e o que espera da escola? E assim por diante até que todos tenham participado. A atividade pode ser feita em roda com os (as) alunos (as) em pé, girando e parando na hora da criança falar, ou até mesmo sentados no lugar, passando um objeto (pode ser um microfone, um lenço ou uma flor) de mão em mão para sinalizar a vez de quem vai falar.
  • Distribua a atividade educativa proposta na folha para as crianças. Leia o enunciado para elas, explicando pacientemente o que deve ser feito. Peça para cada criança se olhar no espelho e dizer seu nome, sua cor favorita, uma característica física e o que mais gosta de fazer. Leia para as crianças as características da Lis que está desenhada na folha. Depois disso, peça para cada criança desenhar a si mesma no espaço retangular indicado ao lado de Lis. Oriente que cada criança deverá desenhar como se vê. Fique à disposição das crianças para ajudá-las caso necessário.
  • Enquanto as crianças estão desenhando, vá de criança em criança, e faça um crachá de mesa com o primeiro nome da criança usando uma folha sulfite. Explique para a criança que aquele é o crachá com o nome dela e leia o crachá, soletrando letra por letra. Faça isso com todas as crianças.
  • Nessa atividade ainda, você poderá trabalhar as partes do corpo com as crianças: cabeça, braços, pernas, mãos, pés, tronco, barriga etc. Entregue massinhas de modelar para as crianças e peça para elas fazerem uma escultura de uma pessoa de massinha. Depois de terminado, cada criança deverá apresentar sua escultura, falando um pouquinho sobre ela.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI01EO04 O eu, o outro e o nós Comunicar necessidades, desejos e emoções, utilizando gestos, balbucios, palavras.
EI01EO05 O eu, o outro e o nós Reconhecer seu corpo e expressar suas sensações em momentos de alimentação, higiene, brincadeira e descanso.
EI01TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.
EI01EF01 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Reconhecer quando é chamado por seu nome e reconhecer os nomes de pessoas com quem convive.
EI01EF06 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão.
EI02CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
EI02EF01 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros.
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
Artes Visuais Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Natureza e Sociedade Conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas.

Comentários

X