Vamos contar os brinquedos?
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Datas Comemorativas - Dia das Crianças - Matemática - Contagem - Medidas -
“Vamos contar os brinquedos” é uma atividade educativa que possibilita o trabalho da matemática com crianças em idade pré-escolar. Através dessa atividade, espera-se que a criança desenvolva o raciocínio lógico, reconheça os números de 0 a 10, compreenda a relação da escrita gráfica dos números com suas respectivas quantidades e também consiga visualizar as diferentes formas de representações como a representação gráfica. É uma atividade instrutiva que utiliza brinquedos como exemplos, o que aproxima o conteúdo teórico com a realidade da criança, tornando-a mais lúdica e interessante.
Sugestões de Trabalho
- Comece a aula dizendo para as crianças que hoje trabalharemos os números. Explique que os números estão presentes na nossa vida o tempo todo e fazem parte do nosso dia a dia. Cite exemplos como: dia do nosso aniversário, nossa idade, tamanho da roupa que a gente veste, preço dos brinquedos, etc.
- Escolha dez crianças (ou pode ser outra quantidade de 1 a 10) para irem até a frente da lousa e pergunte para a sala quantas crianças estão na frente da lousa. Ajude-as na contagem dos números de 1 a 10.
- Anote os números de 1 a 10 na lousa e convide as crianças a desenharem ao lado dos números a quantidade de bolinhas que aquele número representa. Depois disso, faça a contagem dos números com as crianças, em sequência, usando os dedos das mãos.
- Para deixar a aprendizagem das crianças sobre os números mais lúdica, você poderá mostrar esse vídeo “ A música dos números”. Assista com as crianças e depois converse sobre o conteúdo do vídeo. Estimule que as crianças falem livremente.
- Entregue para as crianças a atividade educativa proposta na folha. Leia e explique o enunciado para as crianças. Explique para as crianças que existem ali na folha, três tipos diferentes de brinquedos com diferentes quantidades cada. Peça para as crianças identificarem esses brinquedos, contarem e representarem suas respectivas quantidades no gráfico abaixo. Ela deverá pintar um quadradinho para cada brinquedo do mesmo tipo. Depois, logo ao lado, deverá representar a quantidade de brinquedos escrevendo o seu respectivo número. Caso a criança ainda não consiga escrever o número, oriente-a a representar a quantidade com risquinhos e posteriormente treine a grafia do número com ela.
- Entregue massinhas de modelar e oriente as crianças a criarem brinquedos de massinha. Quando terminarem, peça para cada criança apresentar suas esculturas e contar quantos brinquedos conseguiu fazer.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03EF07 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura. |
EI03ET01 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades. |
EI03ET04 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes. |
EI03ET05 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças. |
EI03ET07 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência. |
EI03ET08 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Expressar medidas (peso, altura etc.), construindo gráficos básicos. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. |
Artes Visuais | Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar etc. |
Linguagem oral e Escrita | Elaboração de perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos de que participa. |
Matemática | Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária. |
Matemática | Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade. |
Matemática | Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais. |
Matemática | Identificação de números nos diferentes contextos em que se encontram. |
Matemática | Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas. |