+


Vamos contar os brinquedos?

“Vamos contar os brinquedos” é uma atividade educativa que possibilita o trabalho da matemática com crianças em idade pré-escolar. Através dessa atividade, espera-se que a criança desenvolva o raciocínio lógico, reconheça os números de 0 a 10, compreenda a relação da escrita gráfica dos números com suas respectivas quantidades e também consiga visualizar as diferentes formas de representações como a representação gráfica. É uma atividade instrutiva que utiliza brinquedos como exemplos, o que aproxima o conteúdo teórico com a realidade da criança, tornando-a mais lúdica e interessante.

Vamos contar os brinquedos? - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Comece a aula dizendo para as crianças que hoje trabalharemos os números. Explique que os números estão presentes na nossa vida o tempo todo e fazem parte do nosso dia a dia. Cite exemplos como: dia do nosso aniversário, nossa idade, tamanho da roupa que a gente veste, preço dos brinquedos, etc.
  • Escolha dez crianças (ou pode ser outra quantidade de 1 a 10) para irem até a frente da lousa e pergunte para a sala quantas crianças estão na frente da lousa. Ajude-as na contagem dos números de 1 a 10.
  • Anote os números de 1 a 10 na lousa e convide as crianças a desenharem ao lado dos números a quantidade de bolinhas que aquele número representa. Depois disso, faça a contagem dos números com as crianças, em sequência, usando os dedos das mãos.
  • Para deixar a aprendizagem das crianças sobre os números mais lúdica, você poderá mostrar esse vídeo “ A música dos números”. Assista com as crianças e depois converse sobre o conteúdo do vídeo. Estimule que as crianças falem livremente.
  • Entregue para as crianças a atividade educativa proposta na folha. Leia e explique o enunciado para as crianças. Explique para as crianças que existem ali na folha, três tipos diferentes de brinquedos com diferentes quantidades cada. Peça para as crianças identificarem esses brinquedos, contarem e representarem suas respectivas quantidades no gráfico abaixo. Ela deverá pintar um quadradinho para cada brinquedo do mesmo tipo. Depois, logo ao lado, deverá representar a quantidade de brinquedos escrevendo o seu respectivo número. Caso a criança ainda não consiga escrever o número, oriente-a a representar a quantidade com risquinhos e posteriormente treine a grafia do número com ela.
  • Entregue massinhas de modelar e oriente as crianças a criarem brinquedos de massinha. Quando terminarem, peça para cada criança apresentar suas esculturas e contar quantos brinquedos conseguiu fazer.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03EF07 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
EI03ET01 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
EI03ET04 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.
EI03ET05 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
EI03ET07 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.
EI03ET08 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Expressar medidas (peso, altura etc.), construindo gráficos básicos.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
Artes Visuais Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar etc.
Linguagem oral e Escrita Elaboração de perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos de que participa.
Matemática Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária.
Matemática Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade.
Matemática Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais.
Matemática Identificação de números nos diferentes contextos em que se encontram.
Matemática Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas.

Comentários

X