VAMOS COLORIR - PÁSCOA
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Artes - Desenho e Pintura - Datas Comemorativas - Páscoa -
Quem não gosta de uma comemoração? As crianças amam!! A Páscoa é uma data comemorativa muito lúdica e que deve ser aproveitada na Educação Infantil para o trabalho com as crianças. Com a atividade “Vamos Colorir – Páscoa” você poderá ensinar os conceitos da Páscoa para as crianças, além de desenvolver a motricidade e a expressão artística. É uma atividade simples que certamente deixará a Páscoa das crianças muito mais divertida!!
Sugestões de Trabalho
- Inicie o trabalho com as crianças conversando sobre a Páscoa. Explique que a Páscoa é uma data comemorada todos os anos no domingo depois da primeira lua cheia do equinócio. A Páscoa é um feriado religioso e a palavra Páscoa vem de “pessach” que significa passagem. Por isso dizemos que essa data significa a renovação, a passagem para uma nova vida, uma nova etapa, um recomeço. Alguns símbolos da Páscoa são o Coelho e os ovos de Páscoa, que normalmente são feitos de chocolate. Eles simbolizam a vida e a renovação.
- Mostre para as crianças o vídeo A verdadeira história da Páscoa – contada por crianças , e converse sobre a história com as crianças. Se as crianças gostarem, pode passar mais de uma vez para assimilarem melhor.
- Mostre para as crianças algumas músicas de Páscoa. Em nosso blog você encontrará diversas opções em Coelhinho da Páscoa e Coelhinho. Ensine a letra para as crianças, cante e dance com elas.
- Entregue a atividade didática proposta na folha para as crianças. Converse sobre o verdadeiro significado da Páscoa e deixe as crianças falarem também. Leia o verso escrito na atividade: “Eu desejo a você; Paz, amor e renovação; por isso venho te dizer: Feliz Páscoa, de coração!”. Explique que no verso encontramos o verdadeiro significado da Páscoa. Mostre o desenho para as crianças e explique o que deve ser feito. Diga que elas deverão usar a criatividade, escolher as cores de sua preferência e colorir o desenho de Páscoa, deixando-o bem bonito! Podem usar lápis de cor, canetinha, giz de cera e até mesmo guache! Fique à disposição ajudando as crianças que precisarem. Quando todas as crianças tiverem terminado, peça para mostrarem seu desenho para a turma. Decore a sala de aula, expondo os desenhos das crianças.
- Entregue massinha de modelar e peça para cada criança modelar e decorar um Ovo de Páscoa. Depois que todas fizerem, faça um sorteio onde cada criança sorteia o nome de um amigo para entregar o ovo que criou. Organize essa troca de Ovos de Páscoa e execute até que todas as crianças tiverem entregado e recebido seu Ovo de Páscoa de massinha.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03EO06 | O eu, o outro e o nós | Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Música | Escuta de obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas, da produção musical brasileira e de outros povos e países. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc. |
Artes Visuais | Valorização de suas próprias produções, das de outras crianças e da produção de arte em geral. |
Natureza e Sociedade | Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras. |
Natureza e Sociedade | Valorização do patrimônio cultural do seu grupo social e interesse por conhecer diferentes formas de expressão cultural. |